• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Creme de leite fresco caseiro: receita simples leva apenas um ingrediente; aprenda


Vixhum

Publicada em: 11/01/2019 15:44:37 - Atualizado


Preparar a receita de creme de leite fresco caseiro é uma ótima opção para economizar, já que as versões industrializadas têm preço salgado, e ainda obter um ingrediente saudável e livre de conservantes.

Excelente para uso culinário, é ideal para receitas quentes e também para fazer chantili e manteiga caseira.

O que é creme de leite fresco?

creme de leite fresco é nata, ou seja, é composto pela gordura do leite. Pasteurizado, é líquido e sua fórmula não tem soro. Por ser mais fresco, sua vida útil é inferior a do creme de leite industrializado e o armazenamento deve ser feito em ambientes refrigerados.

Ele possui um teor de gordura maior, estimado em 36%, mas é melhor para preparar alguns tipos de alimentos do que a versão em caixinha, como manteiga e chantili caseira. O ingrediente também é indicado para receitas em que é aquecido, pois não talha.

Como fazer creme de leite fresco caseiro



Raiza Costa, apresentadora da websérie culinária Dulce Delight e do programa Rainha da Cocada, do canal GNT, ensina como preparar o creme de leite fresco caseiro com apenas um ingrediente:

Ingrediente

  • 2 litros de leite integral não homogeneizado ou leite tirado direto da vaca


Modo de preparo

Deixe o leite na geladeira de um dia para o outro, para que a gordura se separe do líquido. Caso prefira, divida-o em potes rasos antes de refrigerar. Depois, use uma colher ou um conta-gotas para retirar a gordura do topo. Coloque-a em outro pote, reserve e use quando for preciso. A fórmula rende aproximadamente 480 gramas.




Fale conosco