• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Alunas criam jogo para ajudar no ensino de história, geografia e filosofia

Ideia surgiu após perceberem a dificuldade dos alunos nessas as disciplinas. Projeto levou cerca de oito meses para ser concluído.


g1

Publicada em: 21/05/2018 09:47:42 - Atualizado

Duas alunas do curso técnico de informática do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, criaram um jogo didático chamado ‘Conquistando o mundo’. O projeto tem como objetivo fazer os alunos estudarem as disciplinas de filosofia, geografia e história, de uma forma prazerosa e lúdica. De acordo com o professor de filosofia Clodoaldo Reis, a ideia surgiu após o grupo percerber a dificuldade dos estudantes em compreenderem os conteúdos interligados entre as disciplinas.

Até que o trabalho fosse concluído, as alunas levaram cerca de oito meses. Brenda Franco Canocia, é uma das estudantes que participou da elaboração do projeto. Ela conta que foi gratificante fazer parte da equipe, pois durante a pesquisa absorveu muito conhecimento.

“Nós queremos que outras pessoas que entrem em contato com esse jogo tenham a mesma experiência que nós tivemos. Durante a elaboração tivemos que nos dedicar muito, pois era preciso formar um banco de questões abrangentes, mas que não deixasse de ser atrativo e envolvente”, disse Brenda.

Segundo o professor Clodoaldo Reis, os conteúdos das disciplinas de geografia e história, são fundamentais para a interpretação e entendimento das teorias encontradas na disciplina de filosofia. Por isso ele acredita que o projeto é interdisciplinar e garante o intercâmbio de conhecimento entre os campos do saber.

‘Conquistando o mundo’ não será trabalhado somente com os alunos do Ifro, a ideia é levar o jogo para várias escolas da região.



Fale conosco