• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

ARTIGO: ​Seguindo os rumos da Enfermagem - por Manoel Neri

“Neste momento, sirvo melhor à Enfermagem brasileira e ao SUS continuando à frente do Cofen”


Rondonoticias

Publicada em: 06/06/2018 18:04:31 - Atualizado


Seguindo os rumos da Enfermagem

“Neste momento, sirvo melhor à Enfermagem brasileira e ao SUS continuando à frente do Cofen”

*Por Manoel Neri

Há pouco mais de dois meses, recebi um convite para me candidatar a Senador pelo estado de Rondônia, meu chão, minha terra natal. Senti-me muito honrado com o convite e muito animado. Sendo eleito, teria mais força para lutar contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e por melhores condições de vida, não apenas para Rondônia, mas para a população de todo o País. Poderia fazer soar, no Congresso Nacional, a voz da Enfermagem, profissão que abracei e já represento como presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Confesso que fiquei muito entusiasmado e tentado a aceitar. Mas, após uma análise mais criteriosa, decidi continuar à frente do Cofen, onde tenho um trabalho fundamental a fazer. Avançar a passos curtos, mas firmes, é mais seguro do que partir em voo longo e incerto durante a tempestade que enfrentamos no Brasil.

Ocupamos hoje muitos espaços institucionais, em defesa da Enfermagem. Em 2017, a Enfermagem brasileira se fez ouvir nas ruas e nos tribunais contra a decisão liminar que impedia a requisição de exames por enfermeiros, pondo em risco o atendimento na Atenção Básica. Temos buscado solução de problemas há muito instalados e rechaçados pelos governos, atuando junto ao Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde e Educação, Congresso Nacional, Fórum Nacional de Enfermagem e tantas outras instituições e entidades.

Temos muito para realizar, juntamente com os Conselhos Regionais, como a melhoria na formação dos profissionais e na fiscalização das instituições. Estruturamos uma Força Nacional de Fiscalização para reduzir assimetrias e garantir condições logísticas de fiscalização em todos os estados brasileiros. É preciso consolidar este processo.

Meu compromisso neste momento é com a Enfermagem e com o Cofen.Vamos intensificar nossos diálogose nossas cobranças por resultados.

O Brasil passa por um dos momentos mais difíceis que já vivenciamos. Para que possamos dar a volta por cima, mudar o cenário, precisamos exercer plenamente a nossa cidadania.

Vamos apresentar aos candidatos à presidência da república, governadores, deputados estaduais, federais e senadores uma agenda com propostas para valorização da enfermagem e melhoria das práticas e serviços de saúde, primando pelo fortalecimento e consolidação do SUS.

Nossa vigilância deverá ser constante, diuturna. E precisamos buscar o apoio daqueles que estão verdadeiramente com a Enfermagem.

Precisamos eleger quem está disposto a caminhar junto com todos nós profissionais de Enfermagem. Precisamos assumir nossa posição, afinal, somos a maior categoria de profissionais da saúde do Brasil. Precisamos também incentivar e apoiar as candidaturas de profissionais de Enfermagem em todo o país.

Não me candidatar não significa que desconheço a importância da representatividade política junto ao Congresso Nacional. Significa que escolhi permanecer ao lado da minha profissão e dos tantos profissionais que juntos fazem a Saúde do Brasil, em um momento no qual precisamos estar atentos e mobilizados contra retrocessos.

Continuarei na luta por um SUS fortalecido, pela qualidade da formação, pelo pleno respeito às prerrogativas profissionais da Enfermagem, pela garantia do Descanso Digno durante os plantões, pela Aposentadoria Especial, pela Regulamentação da Jornada de Trabalho, pelo Piso Salarial Nacional e por condições dignas de vida e trabalho para os profissionais de Enfermagem.

Eu estarei vigilante e atento para que nossas reivindicações sejam aceitas e realizadas. E estarei atuante nos projetos e programas que queremos implantar em nossa nova gestão, iniciada agora.

Neste momento, sirvo melhor à Enfermagem brasileira e ao SUS continuando à frente do Cofen.

Vamos juntos!


Fale conosco