• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Famílias são levadas para quadra de esportes após reintegração de posse

Famílias reclamam de falta de água e de condições sanitárias. Mesmo com assistência da prefeitura, grupo está em condições precárias.


Candeias do Jamari

Publicada em: 17/11/2017 14:49:29 - Atualizado

CANDEIAS DO JAMARI, RONDÔNIA - Dezenas de famílias estão abrigadas em uma quadra de esportes, desde a terça-feira (14), no município de Candeias do Jamari (RO), região metropolitana de Porto Velho. As famílias foram levadas para o localdepois de perderem as casas em uma ação de reintegração de posse.

As famílias ocupavam uma área rural, próxima ao acampamento Flor do Amazonas, na região de Candeias. Depois da retirada, por ordem judicial, na última terça-feira, as pessoas foram levadas à quadra poliesportiva pela Polícia Militar (PM).

Segundo algumas famílias, quase 200 pessoas moravam no local, mas algumas foram para casa de parentes. Quem não tinha para onde ir foi para o abrigo improvisado. Alguns animais também foram enviados ao local, mas estão em um espaço separado.

Para se alimentar, algumas famílias improvisaram um fogão e contam com doações. Eles contestam a decisão judicial, alegando que a área é da união, por isso esperam retornar ao local.

A Secretaria de Ação Social do Município de Candeias informou que está prestando assistência às famílias, com atendimento psicológico e alimentação, mas alertou que tem limitações para atender todas as pessoas por falta de previsão orçamentária.

Não há prazo para que as famílias deixem o local. Eles reclamam de faltas de condições de moradia, por casa da escassez de água e por contar com apenas um banheiro no local.

A equipe da Rede Amazônica procurou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas o órgão não é o autor da ação de reintegração e não tomou conhecimento da situação.


Fale conosco