• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Nível do rio Madeira pode atingir 13 metros nos próximos quinze dias em Porto Velho

Sistema de Proteção da Amazônia descarta enchente.


Sipam RO

Publicada em: 07/12/2018 11:04:37 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA- O rio Madeira deve receber uma nova onda de cheia nos próximos 15 dias podendo atingir 13m, de acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Rondônia. Segundo a assessora de operações do Centro Regional de Porto Velho (CRPV), Ana Strava, “o Sipam não vê um prognóstico para uma cheia nos patamares de 2014. A previsão é que teremos um trimestre com chuva dentro da normalidade.”

Segundo Ana Strava, as chuvas que caem no interior do Estado e na capital não influenciam diretamente a cota do rio Madeira em Porto Velho porque a maior influência são as chuvas nas bacias do rio Beni, Mamoré e Guaporé. Ela avalia que atualmente a cota do rio Madeira está acima da média e que esse aumento está relacionado às fortes chuvas que ocorreram na bacia do Beni, ao longo do mês de novembro. “A resposta dessas chuvas vem com a passagem de ondas de cheia por Nova Mamoré, Abunã e Porto Velho. A elevação do nível será mais rápida nesse início de dezembro devido às chuvas previstas para a bacia do rio Beni”, explicou Ana Strava.

Segundo o Sipam, também é esperado que todos os rios de Rondônia que estão recebendo volumes expressivos de chuva respondam com o aumento do nível. O nível do rio Machado, em Ji-Paraná, atingiu a cota de 10,08 metros no início da semana, indicando que está acima da média. O nível médio para essa época na estação de Ji-Paraná gira em torno de 7,5 a 8 metros. “Por ser uma bacia estreita, as chuvas promovem repiques bem pronunciados e repentinos. Assim, a redução dos volumes de chuvas previstos para os próximos 15 dias deve proporcionar o rebaixamento do nível do rio Machado”, informou Strava.


Fale conosco