• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Rondônia é apontado como estado de educação mediana, diz secretário

A situação, de acordo com ele, se deve a descontinuidade de ações e á um quadro frágil de sistematizações


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 27/03/2019 08:19:03 - Atualizado

PORTO VELHO RO - “Rondônia é apontado pelos órgãos responsáveis pela avaliação educacional do país como INEp e Movimento Todos pela Educação como estado de educação mediana para baixo”.

A afirmação foi feita pelo secretário estadual de educação Suamy Vivecananda em entrevista concedida ao apresentador Arimar Souza de Sá no Programa A Voz do Povo que vai ao ar de segunda à sexta-feira do meio-dia às 13 horas pela Radio FM Caiari 103,1 em Rede Estadual pela Antenas Hit´s.

A situação, de acordo com ele, se deve a descontinuidade de ações e á um quadro frágil de sistematizações. “Aquilo que deveria ser feito, foi feito de forma frágil e com muita instabilidade na execução das ações”, afirmou.

Entre as melhorias que estão sendo feitas para mudar a situação, o secretário mencionou o perfil de professores “que são de universidades, médicos, engenheiros, que estão aos sábados dando aulas no estado para os candidatos do Prova Brasil e ENEM”, exemplificou.

A grande complexidade, disse, são os pequenos problemas do dia a dia que recebem uma dimensão desnecessária. “Nada que não se resolva, entretanto, ‘forças externas’ tentam nos desestabilizar, porém, não nos afeta”.

No programa, Suamy Vivecananda revelou que passou 60 dias organizando a Secretaria de Educação e agora, está começando uma verdadeira peregrinação pelo estado.

Reordenamento

Também na entrevista, o secretário ressaltou que para sanar os problemas da pasta, a Seduc deixou de ser uma Secretaria política “e se tornou uma Secretaria mais técnica”.

De acordo com ele, muitos funcionários comissionados da pasta foram substituídos por técnicos da área e que já eram servidores do estado que compreendem melhor os processos educacionais, conhecem os “gargalos” da Secretaria, e “prefiro trabalhar com quem conhece nossa realidade do que trazer idéias mirabolantes”.

Além do reordenamento para melhor funcionamento da Secretaria, Suamy Vivecananda ressaltou que está implantando valores alternativos para alterar a situação em que a pasta se encontrava.

Valorização

Questionado sobre a valorização dos servidores, o secretário disse que o estado vai cumprir determinação da Lei 680 que trata sobre os planos de cargos, carreira e salários que institui uma Academia de Magistério e que será feita para capacitações no modelo que precisamos tanto na capital quanto no interior.

Na entrevista, o secretário também falou controle de Evasão Escolar, meritocracia na Educação, incentivos ao alunado, gestão humanizada, FNDE, IDEB, Militarização das Escolas, Jogos Escolares 2019, atendimentos nas regiões ribeirinhas, segurança nas escolas, contratação de professores, entre outros assuntos ligados à área.

“A melhor resposta para a educação virá nos resultados do IDEB”, finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

A VOZ DO POVO: Entrevista com secretário estadual de educação


Fale conosco