RONDONOTICIAS domingo, 19 de maio de 2019 - Criado em 11/10/2001

Governo de RO alinha ações que possam reforçar a segurança nas escolas


Secom RO

04/04/2019 15:39:15 - Atualizado


A meta é garantir a segurança dos alunos e da comunidade escolar

RONDÔNIA - O Plano de Segurança Pública para as escolas do Estado começa a ser reforçado para maior segurança dos alunos e professores visando evitar que casos de violências ocorram dentro dos estabelecimentos educacionais, principalmente após o ocorrido em Suzano/SP que abalou o país e o mundo. Foi com o propósito de garantir maior monitoramento nas escolas que o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda, esteve reunido com o secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes, e outros representantes da pasta, com intuito de alinhar medidas que possam ir ao encontro da comunidade escolar.

Durante a reunião, representantes da Sesdec e da Seduc apresentaram sugestões que visam ações com intuito de reforçar a segurança nas escolas, ficando decidido que serão apresentados os gargalos da segurança na comunidade escolar para o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia. As discussões também foram acerca da ampliação do quantitativo de veículos para a Patrulha Escolar, bem como ampliar o efetivo da polícia para que possa atuar no patrulhamento nas escolas.

As discussões referentes às propostas para que sejam incluídas no Plano de Segurança nas Escolas foram iniciadas no final da manhã de quarta-feira, 03, no gabinete da Seduc, e outra reunião já ficou marcada para a próxima semana, com a participação maior de número de instituições da Segurança Pública.

Secretário Suamy debate com Sesdec e PM maior segurança nas escolas

O secretário da Seduc,Suamy Vivecananda, expôs alguns incidentes que vêm ocorrendo nas escolas e que põem em risco à segurança e integridade de toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, gestores, professores e, inclusive, moradores no entorno das escolas.

“Precisamos de uma proposta imediata atendendo à determinação do governador Marcos Rocha para que as comunidades escolares estejam sempre protegidas. Estamos discutindo também sobre a Patrulha Escolar que tem implementado benefícios com resultados positivos e, ao mesmo tempo, abrimos discussões para a possibilidade de comprar viaturas para a Patrulha Escolar”, frisou.

As ações da Patrulha Escolar foram destacadas também pelo procurador do Estado Kherson Maciel Gomes, lembrando que a medida tem recebido elogios tanto da sociedade quanto do Ministério Público pelas medidas adotadas.

Segundo confirmou o secretário da Educação, todas as medidas estão sendo tomadas por determinação do governador para que a sociedade e a comunidade escolar sintam-se mais seguras. A violência tem se agravado e assumido diversas formas de expressão nas escolas, conforme vem sendo apresentado nos principais veículos de comunicação do país. Por esse motivo, é necessário um olhar mais atento no intuito de manter a imagem das escolas que devem ser reconhecidas pelos alunos e seus familiares como um ambiente social seguro.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.