• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Prefeitura lança campanha de prevenção às queimadas

Campanha, com lançamento da Brigada Municipal Contra Incêndio, aconteceu na manhã desta sexta-feira.


Comdecom

Publicada em: 05/04/2019 14:55:38 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), lançou, nesta sexta-feira (5/4), a campanha de prevenção e combate às queimadas, com relançamento da Brigada Municipal Contra Incêndio.

A campanha, que terá duração de oito meses, tem por objetivo reduzir as queimadas nas áreas urbana e rural de Porto Velho. “Será feito trabalho de sensibilização do cidadão, por meio de ações socioeducativas, ecoblitz, entre outras, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas”, explicou Robson Damasceno, titular da Sema.

Segundo o subsecretário, a Brigada Municipal Contra Incêndio é um instrumento que vai permitir levar educação ambiental e combate aos incêndios florestais e urbanos para melhorar a qualidade de vida da população. “Nosso trabalho será feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar”, salientou.

Robson Damasceno diz que espera contar com a ajuda do munícipe para que haja diminuição nos focos de queimada, inclusive de folhas e lixos caseiros. “São tipos de resíduos que devem ser ensacados e descartados como lixo comum, para que seja recolhido pela coleta municipal”, salientou, acrescentado que todo esse cuidado é para ajudar na manutenção da saúde e promover a sustentabilidade do município.

A Sema chama atenção também para as sanções sofridas por quem for flagrado promovendo queimadas. “As multas variam de R$ 75 a R$ 7,5 milhões e a pessoa ainda pode responder criminalmente”, alerta Damasceno.

Estatísticas apontam que, nesse período, em decorrência das queimadas, aumentam os números de crianças e idosos nos postos de saúdes, devido consequência da umidade relativa do ar e a fumaça oriunda das queimadas.



Fale conosco