• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Após entendimento, termina protesto e BR 319 é liberada

Semed emitiu nota esclarecendo que a ausência de transporte escolar se deu por causa de problemas burocráticos. Confira na íntegra!


Rondonoticias

Publicada em: 29/04/2019 12:50:55 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Após conversa com representantes da Prefeitura, os manifestantes encerraram o protesto e liberaram o bloqueio feito durante parte da manhã desta segunda-feira (29) na Vila do Dnit, Ramal Maravilha, Área Missionária Nossa Senhora Aparecida na altura da BR-319 com Avenida Farquhar, em Porto Velho.
Este foi o segundo protesto realizado pelo mesmo motivo em apenas um mês: o retorno do transporte escolar rural e a manutenção das estradas vicinais. 

No dia 9 de abril moradores dos distritos da Ponta do Abunã, também em Porto Velho, fecharam um trecho da BR-364 próximo a Extrema, no Km 1042.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ausência de transporte escolar se deu por causa de problemas burocráticos com as empresas que prestam o serviço, mas a empresa que assumiu o transporte escolar terrestre tem até a terça-feira (30) para dar início às atividades nos locais. 

Confira a nota enviada pela Semed na íntegra:
O transporte foi paralisado no final do ano passado por duas das três empresas que prestavam o serviço. Elas alegavam que não estavam recebendo os devidos pagamentos, mas o problema era que as empresas não apresentavam as devidas documentações para tais recebimentos. Diante da situação de não poder mais licitar o serviço emergencialmente, pois o prazo do contrato já havia concluído e não poderia mais ser prorrogado, e já que a secretaria ainda não havia conseguido concluir o processo licitatório principal, pois o TCE suspendeu para que o município respondesse as impugnações apresentadas, a prefeitura entrou na justiça para ter a autorização para fazer um novo emergencial. Tendo a autorização, e concluído esse novo emergencial, a empresa Freitas, devido a desistência das outras duas empresas acabou assumindo os demais lotes. O prazo para que todos os lotes assumidos passem a ser atendidos encerra amanhã. Mas esse é apenas o serviço de transporte terrestre. Quem depende do transporte fluvial ainda aguarda a conclusão do processo licitatório. A empresa Performance do Estado do Ceará, apresentou a melhor proposta, mas ainda não teve o contrato assinado pois precisa antes apresentar as devidas embarcações. O prazo também encerra essa semana. O secretário da Semed, Márcio Félix, passou a manhã em reunião com equipe da PGM e SML e na sequência esteve com os manifestantes para esclarecer sobre o andamento de todo o processo.


Fale conosco