• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Ministério da Economia promove workshop para servidores em RO

Evento visa melhorar o uso da força de trabalho de servidores públicos do ex-território


Ascom

Publicada em: 16/05/2019 11:44:21 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Ministério da Economia (ME) realizará, nesta sexta-feira (17), o workshop Aproveitamento de Servidores de Ex-Territórios em Porto Velho. O objetivo do evento é divulgar aos servidores do extinto território de Rondônia, que foram transpostos para o quadro de pessoal da União, oportunidades de trabalho na Administração Pública Federal.

Os servidores transpostos para o quadro de pessoal da União continuam cedidos para estados ou municípios até o seu aproveitamento por um órgão do governo federal. No caso de Rondônia, existem atualmente 6.197 servidores que já foram transpostos para os quadros do governo federal, com isso, o evento divulgará oportunidades de trabalho para esses servidores para que seja possível utilizar esta força de trabalho em órgãos públicos federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além da PRF, outros órgãos apresentarão suas necessidades, tais como Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa (MD), Marinha, Exército, Aeronáutica, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Defensoria Pública da União (DPU).

Portaria n° 193

Essa movimentação será possível devido ao estabelecido pela Portaria nº 193, de julho de 2018. Entre os requisitos necessários à movimentação para compor força de trabalho está a justificativa clara de contribuição para o desenvolvimento das atividades executadas e também a necessidade do órgão pelo profissional solicitado, devido a suas características e qualificações.

Os benefícios que a movimentação trará à sociedade são:

  • aumento da força de trabalho em regiões a lotação de novos servidores públicos é difícil;
  • disponibilidade de força de trabalho sem aumento da despesa do governo federal; e
  • melhoria no atendimento à população em órgãos públicos federais.



Fale conosco