• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Núcleo de Apoio à Criança com câncer realiza arraial dia 1 de Junho

Festa terá sorteio de uma moto Honda Scooter Elite 125cc


Assessoria

Publicada em: 16/05/2019 11:52:21 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) realiza neste dia primeiro de Junho o “ Arraial do Amor ”, às 19 horas, na área externa do Porto Velho Shopping. O evento é em prol da nova Sede, que está em fase de acabamento.

Com o objetivo de angariar fundos para a entidade. A diretoria estará promovendo durante a festa, as vendas de cartelas no valor de 50 reais para concorerr à 01 (uma) moto Honda Scooter Elite 125cc Okm , sendo que o número de cartelas é limitado, só 2 mil cartelas.

Para participar adquira sua cartela nos diversos pontos de venda na cidade , entre eles na empresa Mastter Motos, que fica na avenida Amazonas, 3650.

Vendas de cartela e informações: 3219-9999/99226-8702/99381-3232/998424-3541.

Lembrando que não é necessária a presença na hora e local do sorteio, pois o mesmo será monitorado por computador.

O dinheiro arrecadado com o arraial será investido na aquisição dos utensílios de cama, mesa e banho da nova sede do NACC – a estrutura física quase pronta (93%), mas falta ainda adquirir centrais de ar, móveis e o enxoval. A nova sede fica na Vieira Caula, próximo à Avenida Guaporé.

Atualmente, o NACC funciona em prédio alugado no Bairro Costa e Silva. Neste mês a entidade está com 22 crianças – parte delas internadas no hospital. Tem quatro delas que estão em um hotel pago pelo NACC – devido à baixa imunidade não podem ficar em contato com outras pessoas.

Tem ainda duas crianças da Venezuela e duas bolivianas. Além dos menores, a entidade acomoda também o acompanhante.

O NACC está responsável ainda pelo translado das crianças de Porto Velho até o Hospital do Amor – esse trabalho deveria ser de responsabilidade do Estado ou do Município, mas terminou ficando com a entidade, mesmo com as poucas condições financeiras que possui.

Sede

nova estrutura tem dois andares – são 16 suítes. Inicialmente, a intenção era que cada criança e o acompanhante ocupassem uma suíte, mas como a demanda aumentou consideravelmente depois que foi inaugurado o Hospital do Amor, a administração não sabe se terá condições de seguir esse planejamento inicial.

Fachada da futura sede do NACC

Esse aumento se deve ao fato de o Hospital do Amor atender os estados do Pará, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Bolívia, Peru e Venezuela. Antes da instalação da unidade hospitalar, essas crianças iam para Barretos e só eram atendidos em Porto Velho (no Barretinho) os menores provenientes do Acre e de Rondônia.

Sobre o NACC – O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) foi fundado em outubro de 1985, por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema do câncer infantil, desde então o NACC vem oferecendo suporte aos serviços de oncologia pediátrica da cidade do Recife, através de apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. Proporcionando assim as condições necessárias para que possam resolver todas as dificuldades inerentes ao tratamento. É importante ressaltar que o núcleo não é uma entidade médica, portanto não trata dos pacientes. O tratamento é de responsabilidade do serviço médico onde a criança é matriculada e atendida.

CC. Gervásio Barbosa de Araújo(a esquerda), Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA e Sidnei Matos Presidente do NACC. Lions firma parceria para doação de suma importância a entidade.

Em Porto Velho o NACC foi fundado no mês de agosto de 2007, atendendo todo estado de Rondônia, Amazonas e até o país vizinho, a Bolívia. Segundo o presidente do NACC Sidney Rodrigues de Matos, foi pensando nas dificuldades que famílias enfrentam quando precisam de tratamento para uma criança com câncer, que o NACC veio para Rondônia.

A atual sede do NACC tem capacidade para atender até 8 crianças com acompanhantes, ainda assim no ano passado o núcleo recebeu cerca de 200 pessoas por mês”.

Após inauguração da nova sede, a instituição terá além dos 16 suítes, contará com uma excelente cozinha, refeitório, brinquedoteca, biblioteca, salas para atendimento psicológico, terapia ocupacional e área de convivência com capacidade para 64 pessoas. 

“Tudo isto está sendo possível graças as doações da sociedade civil e organizada e parcerias como exemplos, Havan,  Lions Clube de Porto Velho e o Detran de Rondônia, que devido a Lei nº 4.050 de maio de 2017, aprovada pela assembleia Legislativa e sanciona pelo governo de Rondônia, onde autoriza o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a expedir, juntamente com as obrigações financeiras e encargos legais do licenciamento anual obrigatório dos veículos automotores, boleto de contribuição social voluntária destinada ao Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Naac). Dessa forma, quando os usuários emitirem as taxas de licenciamento receberá automaticamente o boleto no valor de $10,00 para contribuir voluntariamente com o NACC. 

É um sentimento de muita emoção, pois o sonho de ajudar crianças e famílias de portadores de câncer se concretiza cada vez mais. Com essa realidade, isso nos traz a esperança de que Rondônia se torne um polo ativo no combate e luta contra o câncer infantil”, declarou o presidente.

Veja ainda:

Evento ” Clássicos dos Mundo realizado 2018 e destando que em 2019 já tem dada certa! será no dia 03 agosto de 2019, em comemoração aos 13 anos do Nacc. 




Fale conosco