• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Atendimento ao Turista direciona visitantes às belezas naturais de RO


Secom

Publicada em: 23/05/2019 14:29:04 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Inaugurado em outubro de 2018, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado ao lado do Shopping Cidadão, no térreo da extensão do Porto Velho Shopping, tem sido trabalhado como uma das prioridades para o turismo estadual e este ano já recebeu mais de 2,7 mil turistas, com informações sobre os mais diversos pontos turísticos de Rondônia.

“Adorei o peixe no Barracão do Jair (Vila Candelária), vi o Rio Madeira e soube que as cachoeiras no interior são maravilhosas”, disse a moradora do Rio de Janeiro, Rosimeire dos Santos. Funcionária de almoxarifado na TV Globo, a turista está a passeio em Porto Velho e, mesmo antes de ir embora, já tem interesse em retornar ao estado. “Achei legal, incrível, conhecer um pouco de Porto Velho e de Rondônia, voltarei mais vezes”.

Segundo o coordenador de Turismo, da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Saulo Giordane, além das folheterias que divulgam empreendimentos e regiões turistas, como o Guia de Porto Velho, o espaço tem um salão de exposições que é oferecido a entidades, associações e empresas, que podem utilizar o lugar para manifestações temáticas.

“Com a proximidade com o período de festas juninas, os organizadores do Arraial Flor de Cactos e Flor do Maracujá vão expor e lançar as festas. Este ano já tivemos uma exposição de motociculturismo, tivemos a exposição da semana do índio, e ainda temos, paralelo a isso, um balcão de negócios, com pequenos quiosques onde os empresários podem apresentar seus empreendimentos. As empresas devem procurar a Setur e garantir um período de 30 a 90 dias para oferecer seu serviço ao turista que visita o CAT”, explica o coordenador.

Em aproximadamente 30 dias, novas peças com mais seis modelos de folhetos serão acrescentadas ao material já utilizado no CAT. “São novos folderes divididos por região do estado, também vamos trabalhar com mapas, e vamos desenvolver um aplicativo de turismo em Rondônia que irá facilitar a vida dos turistas que preferem ir de carro em seus passeios”. O material impresso direciona os visitantes para pontos de belezas naturais e histórico-culturais.

O CAT funciona de segunda a domingo, das 14h às 20h.

OUTRAS AÇÕES

Com ações voltadas a fortalecer o turismo, a Setur quer promover também o interesse do rondoniense em visitar e conhecer o próprio estado. “A exemplo disso, teremos o lançamento, esperamos que ainda este ano, do Programa Viaja Mais Servidor, com pacotes e descontos para os servidores públicos poderem viajar, aproveitando finais de semana e feriados, e conhecer nossas belezas naturais sem sair do estado, e para o pessoal do interior passear na capital”, acrescenta Saulo.

O Governo do Estado também apoia as ações da prefeitura de Porto Velho, e o coordenador diz que, enquanto passa por uma reforma o CAT municipal localizado no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, a Setur dispôs servidores e material impresso para que o espaço permaneça aberto nos três períodos do dia, principalmente à noite, quando é maior o fluxo de chegada de aeronaves.

“Estamos só aguardando a conclusão da reforma e aquisição de novos equipamentos, pois o funcionamento tem sido só durante a manhã e à tarde e sem material. Sabendo disso, já nos reunimos com a equipe da secretaria municipal para nos passar a atual situação e fechamos a parceria, disponibilizando recursos humanos e folheteria para somar ao espaço”, revela.

PROGRAMAÇÃO DO CAT

O cronograma de exposições e lançamentos no CAT já está fechado até o final do mês de junho. Ainda para encerrar as atividades deste mês, nesta quinta-feira (23) acontece o lançamento da festa Sertão Nordestino (Turismo cultural e lazer), prevista para começar às 15h. Em 2 de junho, haverá o lançamento para a imprensa do Arraial Flor do Maracujá. Nos dias 8 e 9, o CAT promove uma exposição folclórica “Circuito Arraiais”, contando com a participação das associações de dança Flor do Maracujá e Flor do Cacto para expor vestimentas, histórias, adereços utilizados nas apresentações. Nos dias 21 a 27 será a apresentação e divulgação da festa Sertão Nordestino. Já nos dias 28 a 30, fechando a programação de junho, será a vez do Turismo Ambiental, com a exposição do Batalhão da Polícia Ambiental, envolvendo a população com educação ambiental para a preservação do ecoturismo.


Fale conosco