• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Estudantes e professores de Porto Velho voltam às ruas nesta quinta-feira, 30

Ato unificado será realizado novamente em todo o país. É a terceira mobilização popular neste sentido enfrentada pelo Governo Bolsonaro em menos de 20 dias


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 30/05/2019 09:26:26 - Atualizado

Ato unificado acontece em todo o país nesta quinta-feira, 30. Foto: Fasubra

PORTO VELHO RO - Estudantes, professores e profissionais técnico-administrativos de universidades públicas de todo o país prometem mais uma manifestação de abrangência nacional nesta quinta-feira (30), contra a política do Ministério da Educação (MEC) de contingenciar o orçamento das instituições de ensino superior. 

Esta será a terceira mobilização popular neste sentido enfrentada pelo Governo Bolsonaro em menos de 20 dias. Em Porto Velho, o manifesto será realizado a partir das 16 horas na Praça Marechal Rondon.

De acordo com o movimento, na capital de Rondônia, a nova mobilização do ato unificado em todo o país é fruto de ampla mobilização estudantil decorrente dos protestos de 15 de maio contra o bloqueio no orçamento da educação, a Universidade Federal do estado (UNIR) de Porto Velho, criou um Comando Unificado de Luta de Estudantes, Técnicos e Docentes.

Em plenária unificada no último dia 21, deliberou-se por convocar o Ato Unificado Contra os Cortes no Orçamento da Educação e Contra a “Reforma” da Previdência, além de aprovar a Paralisação Geral que acontece no dia 14 de junho próximo: a Greve Geral Contra a Reforma da Previdência.

Ainda conforme os organizadores, seguindo a agenda nacional orientada pelo Sinasefe, Andes e CNTE, as entidades estudantis da UNIR, conjuntamente com o comando unificado e outras entidades de classe estão em intensa mobilização nas escolas, no Instituto Federal e na Universidade.

O IFRO, terá aulas até às 15h, uma vez que a categoria de técnicos e docentes aprovou participar do ato unificado. Grêmios estudantis também têm mobilizado os estudantes secundaristas.

Na UNIR, além do Comando Unificado, assinam a convocatória do Ato os Centros Acadêmicos de: Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Química e a Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe). Em Assembleia Geral dos Estudantes da UNIR, realizada no ultimo dia 27 de maio em dois turnos, a proposição de ato unificado foi aprovada pela maioria dos presentes.

Outa convocação de greve geral de resistência nacional está prevista para o dia 14 de junho próximo.

Último protesto realizado em Porto Velho. Foto: arquivo


Fale conosco