• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Ceron detecta 20 fraudes de energia em comércios na Zona Leste

Fiscalizações prosseguem com intuito de diminuir fraudes, afirma a Companhia de Energia


Rondonoticias

Publicada em: 04/06/2019 08:39:30 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A Ceron divulgou na tarde dessa segunda-feira (03) o resultado da Operação Energy, realizada neste final de semana em conjunto com a Polícia Civil na Zona Leste de Porto Velho com objetivo de identificar possíveis furtos e fraudes de Energia Elétrica. 

No total, 13 equipes da Companhia de Energia se mobilizaram para fiscalizar residências e comércios da capital e de acordo com o levantamento, encontraram 20 fraudes em comércios como academia, açougue e distribuidora de bebidas. 

Conforme a Ceron, foi registrado o Boletim de Ocorrência e realizada a Perícia em cinco estabelecimentos e o trabalho prossegue durante todo o ano a fim de diminuir as fraudes, "pois essas ações comprometem a qualidade da energia entregue aos clientes. Além disso, na hora do cálculo tarifário todos pagam por quem fez o 'gato', pois o prejuízo acaba sendo rateado entre os consumidores legais".

Outra situação de risco, menciona a Companhia, é a sobrecarga dos transformadores pela quantidade de ligações clandestinas.

Crime

O furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, artigos 155 e 171. O primeiro acontece quando a unidade consumidora está ligada irregularmente na rede da concessionária e a fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo registrado.

A população pode denunciar os furtos através do Whatsapp (69) 98475-5307 ou também pelo 0800 647 0120. Não é preciso se identificar.

LEIA MAIS: PC e Energisa deflagram Operação de combate a furtos de energia 


Fale conosco