• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Servidores e alunos comemoram avanços em Escola

Comunidade da escola Antônio Augusto Vasconcelos também promovem a festa folclórica ‘Arraiá do Tonho’


Comdecom

Publicada em: 02/08/2019 11:48:22 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os servidores e alunos da escola Antônio Augusto Vasconcelos comemoram os avanços na instituição de ensino. A escola rural fica localizada na Vila Nova de Teotônio, km 36 da margem direita da BR-364, sentido Acre. 
Na escola estudam oitenta alunos matriculados no ensino infantil e fundamental, com aulas manhã e a tarde. A manutenção da estrutura física é garantida, quase na totalidade, através do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Municipais (Proafem). Além disso, a merenda dos discentes é financiada pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE).

Para a professora, Iane Quirino de Oliveira, após o novo prédio ser entregue à comunidade pelo Consórcio Santo Antônio Energia, "é natural que com o passar do tempo necessite de reparos, mas o prefeito Hildon Chaves tem o olhar sempre presente na zona rural para que tenhamos uma educação de qualidade".

Segundo a merendeira, Rosicleide Ferreira da Silva, com a revitalização da estrutura física da escola, fica melhor para atender os discentes servindo um cardápio bem elaborado. "O alimento é servido aos alunos que moram no entorno, do outro lado do rio e nos sítios de toda essa região", diz ela.

Da mesma série, Vitor Vinícius Morais Souza, considera o ambiente escolar bem organizado com um corpo de servidores prestativos que atendem satisfatoriamente os estudantes. Já a aluna do 6ª ano, Lorena Loyse Barbosa da Silva de 11 anos, além de concordar com o colega, diz que gostaria de conhecer o prefeito, HIldon Chaves, durante uma visita à Escola.

Com treze meses na direção da Antônio Augusto Vasconcelos, Eloy Oliveira Cardoso Filho, a princípio optou por ajustar o orçamento junto ao município e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A estratégia possibilitou melhorias no espaço físico a exemplo de limpeza e pintura do prédio, mas principalmente acabando com a instabilidade na rede elétrica.

O ano letivo foi iniciado dentro do calendário específico estipulado pela Semed, ou seja, em 1º de abril, de forma que o encerramento está previsto para dezembro, o que tranquiliza os pais.

A experiência de ter atuado na gestão da escola Nossa Senhora de Nazaré (antiga Mutum-Paraná) e Saul Bennesby, o faz entender a demanda da Prefeitura em gerir mais de cem escolas no município. “Eu só tenho a agradecer porque eu sei que é complicado, mas estão nos ajudando sim, até porque, sem ajuda fica difícil administrar”, concluiu Eloy Oliveira.

‘Arraiá’

A comunidade da Escola Antônio Augusto Vasconcelos está se preparando para a festa folclórica ‘Arraiá do Tonho’, a ser realizada no sábado (3), a partir das 14h. Na oportunidade, terá o momento cultural com apresentação de dança de quadrilha formada por alunos e servidores, comida típica e outras atrações peculiar do momento festivo.


Fale conosco