RONDONOTICIAS segunda-feira, 16 de setembro de 2019 - Criado em 11/10/2001

“Participação popular é importante para o desenvolvimento urbano”, destaca Jorge Elarrat

Tema foi tratado no programa dessa segunda-feira (19) pelo mestre, professor universitário, palestrante, e ex-secretário estadual


Rondonoticias

20/08/2019 15:23:53 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista, advogado e diretor do Rondonoticias Arimar de Souza Sá, que vai ao ar ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas em Porto Velho pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nessa segunda-feira (19) Jorge Elarrat, engenheiro eletrônico, mestre em administração pela UNIR (Universidade Federal de Rondônia), professor universitário da FARO e FGV, palestrante, e ex-secretário de estado da educação e planejamento.

No programa, Jorge Elarrat falou sobre desenvolvimento urbano e destacou que os municípios do estado possuem características muito diferentes. 

“Temos cidades jovens que contam com uma infraestrutura interessante e outras mais antigas que têm o crescimento mais lento. Essa questão tem de ser observada, principalmente nos municípios maiores e menores. Políticas públicas que servem para Porto Velho, não servem para Rio Crespo, Castanheiras, Seringueiras”, exemplificou.

Além da peculiaridade de cada município, citando casos como de Ariquemes que tem economia em sua maior parte, concentrada na área agropecuária, e Porto Velho que está mais voltada para o comércio e no que chamou de “contra cheque”, o ex-secretário de estado ressaltou que as políticas públicas precisam também estar voltadas para as características da comunidade, ou seja, nascem essencialmente da necessidade social.

Outro quesito salientado pelo entrevistado neste sentido foi em relação ao perfil dos moradores de cada região. Na avaliação dele, o interior do estado, tente a valorizar mais o município onde mora que os que residem na capital. “Felizmente, isso tem mudado um pouco em relação a Porto Velho”, observou.

Estatuto das Cidades

O Estatuto das Cidades que estabelece políticas urbanas também foi comentado Jorge Elarrat. Para ele, o estado deveria ter a preocupação de estabelecer em todas as cidades, independente do porte, a implantação do Plano Diretor, que, conforme explicou, é como se fosse um documento transformado em Lei que planeja o futuro das cidades com ampla participação popular.

“Desenvolver os municípios através de um planejamento, que precisa pensar não apenas as questões urbanísticas, mas econômicas com participação efetiva da população nas discussões dos orçamentos, e na criação de políticas sociais e outros serviços, sem decisões monocráticas, é de suma importância para que as coisas aconteçam”, reforçou, acrescentando que os movimentos sociais, estimulados no governo anterior, têm grande parcela de contribuição nos debates.

No programa, o professor também falou da participação de pais e da sociedade como um todo na educação, respondeu a perguntas dos ouvintes e falou sobre outros assuntos de interesse de todos.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

ENTREVISTA Jorge Elarrat ex-secretário estadual de Educação e Planejamento


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.