• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Disco de freio: para que serve e quando deve ser trocado?


Publicada em: 11/09/2019 14:47:11 - Atualizado



O disco de freio faz parte do sistema de frenagem do carro e é feito geralmente de ferro fundido ou metal. Essencial para um processo de direção seguro, essa importante peça deve passar por manutenções corretas e ser trocada em seu devido tempo.

O sistema de freios do carro tem a função de transformar a energia cinética em energia térmica. Esse procedimento é de responsabilidade dos discos e pastilhas de freio e dos tambores.

No mercado, existem diferentes tipos de discos de freio, que se diferem principalmente quanto à forma como o calor é dispersado. Confira a seguir!

1. Disco sólido: É mais barato que os outros, mas possui menor rendimento em situações de frenagem extrema, já que sua estrutura única, feita de ferro maciço, não favorece seu resfriamento. De acordo com o diretor da AEA(Associação Brasileira deEngenharia Automotiva), Marcos Vinicius Aguiar, esse tipo de disco é comumente encontrado no eixo traseiro de carros maiores e nos eixos dianteiros de veículos compactos 1.0.

2. Disco ventilado:Conta com uma estrutura formada por dois discos mais finos unidos por uma câmera interna, o que favorece o resfriamento mais rápido do sistema de frenagem. Normalmente é encontrado em veículos mais potentes e/ou esportivos.

3. Disco perfurado:Apresenta grande poder de frenagem, principalmente durante as chuvas. Possui perfurações que potencializam o atrito das pastilhas com os discos, melhorando, assim, o desempenho dos freios. Os discos perfurados são mais comuns em esportivos com motores de alto desempenho e em carros de luxo.

Quando o disco deve ser trocado?

O disco de freio é uma das principais peças do sistema de frenagem, por isso, é essencial que sejam feitas as devidas manutenções para garantir seu funcionamento em perfeitas condições. O ideal é fazer a revisão a cada 5 mil quilômetros ou sempre que notar algum sinal de mau funcionamento, como barulhos e dificuldades de frear o veículo.

Assim, o disco de freio é uma importante peça que, juntamente com as pastilhas e os tambores, constitui o sistema de frenagem do carro. Sejam os discos do seu veículo sólidos, ventilados ou perfurados, é fundamental revisá-los e substituí-los periodicamente, podendo adquirir peças em lojas online como o site pecasauto24.pt ou lojas físicas.

Com informações do site Grupo AB


Fale conosco