• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Núcleo de Apoio à Criança com Câncer de RO inaugura Sede própria

Coquetel de Apresentação foi oferecido na noite dessa sexta-feira para parceiros, voluntários e colaboradores


Ronaldo Medeiros / Assessoria

Publicada em: 05/10/2019 12:35:47 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Instalada em um terreno de 1.047 m2 na av. Vieira Caúla, em Porto Velho, a nova Sede do NACC/RO – Núcleo de Apoio à Criança com Câncer de Rondônia, é o resultado mais concreto e visível de uma abençoada ação coletiva de solidariedade humana realizada dentro do estado. O Coquetel de Apresentação oferecido na noite dessa sexta-feira (4), com exclusividade aos parceiros, voluntários e colaboradores da instituição, foi uma merecida homenagem e um agradecimento a todos que, nestes 12 anos de existência, deram ao NACC/RO sua preciosa parcela de contribuição.

CONHEÇA A OBRA

Construída inteiramente com recursos oriundos de parcerias, em um econômico sistema de administração direta e com o apoio de uma dedicada equipe de voluntários, a nova Sede é uma edificação moderna e funcional, com 16 alojamentos familiares climatizados, em condições de abrigar confortavelmente um total de 64 usuários – pacientes e respectivos acompanhantes.

Os dois pavimentos têm, em conjunto, 1.004,13 m2 de área construída, onde irão funcionar ainda, além dos alojamentos, uma brinquedoteca, auditório, administração, salas para oficinas e cursos profissionalizantes, terapia ocupacional e reuniões, consultório dentário, enfermaria, cozinha, refeitório, lavanderia, apartamento do “guardião” e áreas de convivência.

O custo total da obra, no sistema de administração direta – bem mais econômico que o de “empreitada global”, foi de R$ 2.108.159,82 (dois milhões, cento e oito mil, cento e cinquenta e nove reais e oitenta e dois centavos) – cerca de 30% inferior ao valor normal de mercado.

Brinquedoteca e Sala de Reuniões

Com um projeto inteiramente baseado no imenso potencial da solidariedade humana, a história da vida do NACC/RO, enquanto instituição social, praticamente se confunde com a história da vida pessoal de cada um dos personagens que dela participaram, direta ou indiretamente, desde a sua criação.

Seu fundador e primeiro presidente foi o médico oncopediatra Robinson Cardoso Machado Yalusan, um profissional bastante carismático e visceralmente comprometido com a saúde da criança que, em 2005, já havia criado e era então coordenador do Setor de Oncopediatria do Hospital de Base de Porto Velho – um dos “seus dois filhos”, como costuma dizer.

Dois anos depois, em 3 de agosto de 2007, liderando um grupo de profissionais de saúde e Serviço Social ligados a este Setor de Oncopediatria do Hospital de Base, o doutor Robinson presidiu a Assembleia Geral de Constituição do NACC, seu “segundo filho”, e aí tudo começou.

Depois dele, sucederam-se na presidência o empresário Armando Luís Del Nero, em 2008, um grande lutador pela causa do NACC (In Memorian); em 2009 assumiu Maurílio Matos, servidor público do Poder Judiciário, que ajustou às normas vigentes a formatação jurídica da instituição e, a partir de 2012, Sidnei Matos, empresário e empreendedor social, que organizou a contabilidade, as prestações de contas e profissionalizou os sistemas de gestão, iniciando e concluindo, nesse contexto, a construção da sede própria hoje apresentada.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS: UM CAPÍTULO À PARTE

Dos primeiros tempos – os tempos “heroicos” – os dirigentes e colaboradores da época ainda lembram, além das inúmeras e inevitáveis dificuldades a serem superadas no dia a dia, das animadas “maratonas” organizadas em conjunto com a juventude cristã de Porto Velho, com equipes de voluntários fazendo “pit stops” em semáforos, feiras de pechincha, bazares e até pequenos arraiais juninos para angariar recursos e pagar as contas, que não eram poucas, e assim apresentar paulatinamente o projeto à sociedade.

Deste período até hoje, o Sistema de Captação de Recursos veio evoluindo, e passou a se fundamentar no estabelecimento de parcerias diversas com instituições públicas e privadas e na realização de dois eventos anuais de grande porte: o “Clássicos do Mundo”, um excelente espetáculo profissional de música clássica, e o “Arraiá do Amor”, uma festa muito bem organizada e já obrigatória no Calendário de Eventos Juninos da cidade de Porto Velho.

Parceiros

Para o NACC, mesmo a menor contribuição é considerada uma parceria extremamente valiosa, mas dos parceiros de maior porte é importante destacar, principalmente no contexto da construção da nova Sede, a Prefeitura Municipal de Porto Velho; Detran/RO; os deputados: Aélcio da TV, Luizinho Goebel e Dr Neidson; 2A Engenharia; Engecon; Bindex; Cerâmica Brasil; Vepema; Havan; Santo Antônio Energia; Departamento de Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Unimed/RO; Móveis Gazin; SESC/Mesa Brasil; Zênia Cernov & Nadja Cernov e Mastter Moto.

“CLÁSSICOS DO MUNDO”: UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL

Neste ano de 2019, o “Clássicos do Mundo” será realizado no próximo dia 11 de outubro, sexta feira, em duas sessões – 19 h e 21 h – no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O preço único do ingresso será de R$100,00.

ACESSE O SITE WWW.NACC.ORG.BR e ...

- Conheça a nossa história

- Acompanhe as ações realizadas e em andamento

- Agende sua participação em nossos eventos

- Saiba como ser nosso parceiro social

- Fiscalize nossas prestações de contas

- Descubra como ser voluntário

- Veja como é simples fazer doações e contribuir.

Siga no Instagram: @nacc_ro 


Fale conosco