• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Pajé de boi-bumbá ganha estátua turística após ordem judicial em Guajará

Decreto da Justiça do Trabalho obriga município a fixar esculturas folclóricas. Além do pajé, outros quatro personagens ganharão estátuas.


G1

Publicada em: 08/12/2017 09:29:57 - Atualizado


GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA - Um dos principais personagens folclóricos do boi-bumbá, o pajé, ganhou uma escultura e se tornou um ponto turístico definitivo na Praça do Pioneiros, ao lado do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim (RO), na fronteira com a Bolívia, a 330 quilômetros de Porto Velho.

A estátua foi fixada e inaugurada na noite da última quarta-feira (6), e agora faz parte do acerto cultural e histórico da cidade, através de um decreto da Justiça do Trabalho.

Nesta quinta-feira (7), várias pessoas já aproveitaram para registrar o encontro com o monumento, principalmente os turistas bolivianos, que ficaram encantados com o trabalho.

A instalação da estátua faz parte do projeto “Personagens Folclóricos: resgatando a cultura”, que foi idealizado pelo Boi Flor do Campo e abrange também o Boi Malhadinho.

A agremiação vermelha e branca montou e encaminhou o projeto para o Tribunal Regional do Trabalho, que ordenou um decreto para que a Prefeitura Municipal instalasse cinco monumentos folclóricos em diversos pontos da cidade.

De acordo com a diretoria do Boi Flor do Campo, inicialmente a ideia abrangia somente a agremiação, mas como os dois bois têm pendências judiciais e estão impedidos de receber dinheiro do governo, surgiu a necessidade de mudar o projeto para que a prefeitura representasse as duas instituições e pudesse captar recursos.

Projeto

A instalação das cinco estátuas foi uma determinação do Juiz do Trabalho, Carlos Antônio Chagas Júnior, através de uma ação trabalhista, que obriga o município a colocar os monumentos para valorizar a cultura, além de revitalizar a Praça dos Pioneiros e pintar e iluminar o prédio do Museu.

Os recursos para a execução do projeto são de multas trabalhistas, que são revestidos para este fim.

O pajé é um dos grandes personagens da história do boi-bumbá, que é bastante apreciado e valorizado na Região da Pérola do Mamoré. Anualmente acontece o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré (Fefopem), onde os dois bois fazem o “Duelo na Fronteira”.

Além do pajé, outras quatro estátuas serão confeccionadas e fixadas em outras praças da cidade. Os demais personagens que serão homenageados são a cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore e a porta-estandarte.

A previsão do projeto é que seja instalada uma estátua por mês, já contando a partir de janeiro de 2018, finalizando no mês de abril. As confecções serão feitas pelo artesão do Boi Flor do Campo.


Fale conosco