• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Secretaria de Planejamento apresenta resultados de projetos implantados


Rondonoticias

Publicada em: 08/12/2017 16:27:31 - Atualizado

ARIQUEMES,RONDÔNIA- Ariquemes fecha o ciclo de Encontros dos secretários das Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regional de Rondônia do exercício de 2017.

O evento aconteceu nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), no auditório da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. A reunião tem como objetivo a integração da equipe, avaliação e controle das ações de governo e o aprimoramento dos seus processos de planejamento estratégico para o ano de 2018, nas dez regionais.

Na ocasião são apresentados os conteúdos de programas e ações da representação da secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Sepog), executados pelos secretários regionais, como também um balanço socioeconômico indicativo ao reflexo positivo na sociedade.

O diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder), Pedro Teixeira, destacou as ações do governo na área de regularização fundiária e das oportunidades disponibilizadas pelo Governo do Estado via Suder como PIT. PRODIC – Programa de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Mineral e o Microcrédito-, via Banco do povo que ajuda aos empreendedores e informalidade.

Representando a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) a convite da Sepog, a coordenadora técnica do Conetur, Cláudia Moura falou das potencialidade regionais para produzir nichos de turismo de experiência a exemplo do turismo rural na região Vale do Jamari, aproveitando a grande oferta de agroindústrias .

Segundo Cláudia, hoje, boa parte dos turistas quer vivenciar experiências novas, que fogem ao cotidiano deles. Experiência simples, muitas vezes, mas que meche com as emoções, como provar a comida feita no fogão a lenha de uma fazenda. “É Hora de desmistificar o turismo, mostrar que boa parte das regiões têm atrativo a serem explorados. É o momento de se preparar esse seguimento econômico que gera emprego e distribui renda ”.

As secretárias regionais que antes tratavam de serviços e auxílios em pequenas reformas e logísticas, hoje são os principais agentes executores nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e crescimento econômico, explica o Coordenador das Unidades Regionais, Natan Oliveira Costa ao ressaltar a importância dos encontros para o desenvolvimento Regional.

A Sepog implantou nas regionais núcleos de planejamentos voltados para desenvolvimento projetos direcionado ao terceiro setor com foco nas pessoas de baixa renda.

Segundo o coordenador em apenas um ano de trabalho, as Unidades de Trabalho aprovaram projetos de R$ 1,693 milhão, via Fundo de Desenvolvimento de Investimento do Estado de Rondônia (Fider) para projetos que visam o desenvolvimento socioeconômico das 10 regionais. Em Cacoal, o Estado está disponibilizando dois editais para entrepostos de ovos; No Perola do Mamoré, convênios que levarão acessibilidade de dados e voz aos povos ribeirinhos e indígenas até o distrito de Surpresa e em Vilhena, será instalada uma academia para pessoas portadoras de necessidades especiais. “Nessas reuniões, procuramos trazer as demais secretarias do governo para integração junto às regionais .”

Outra iniciativa importante da Sepog destacada pelo coordenador que já colhe bons frutos, foi a inclusão nas ações das regionais de apoio às agroindústrias em parceria com a Seagri.

A exemplo de Jaru, onde 200 famílias assentadas que não tinham perspectivas de melhoras econômicas, hoje possuem mais de 2 mil pés de café plantados, prontos para colher, resultado de uma parceria com a Emater que implantou assistência técnica de atendimento nesse assentamento. Como também no fortalecimento da lavoura cacaueira em Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Jaru,

“Não estamos falando de sonhos, estamos falando de políticas e projetos concretos que são resultados dos encontros com secretários regionais e do acompanhamento diário à elas”, destacou Oliveira ao apresentar os resultados das Unidades. Todos os projetos serão entregues ao governador Confúcio Moura no encerramento do encontro, na tarde de sexta-feira (8).

Para a secretária da Unidade da região Perola do Mamoré, Genilda Flores da Silva os encontros trouxeram a desburocratização, deu celeridade aos processos e incentivos e acompanhamento aos projetos voltados para desenvolvido regional.

Já o secretário da Unidade da região Central, Romildo Pereira destacou a integração da equipe de governo, a troca de experiência entre secretários regionais e a oportunidade de debater problemas e apresentar idéias e projetos inovadores que venha contribuir com o desenvolvimento do Estado.

De acordo com Natan o núcleo de projetos fortaleceu ainda mais a ação e para o exercício de 2018 já tem potencias projetos a serem implantados. Os projetos são desenvolvidos em parceria com as secretarias regionais, Idaron, Emater, Seagri, Seas, Suder e Supel. “Mito orgulho em fazer parte de todas essas políticas orientadas pelo nosso secretário George Braga”.


Fale conosco