• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

HISTÓRIA: Locomotiva restaurada fará parte de memorial no Espaço Alternativo


Rondonoticias/SECOM

Publicada em: 13/12/2017 14:13:23 - Atualizado

RONDÔNIA - A partir das 18h de hoje (13), os tapumes que protegem a locomotiva restaurada que ficará permanente no Memorial Rondônia, no Novo Espaço Alternativo, serão retirados.

A exposição da locomotiva antes da inauguração de toda obra é uma forma de evitar a depredação.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), há ocorrência de pessoas que estão pulando os tapumes para chegar até a peça histórica.

Réplica em tamanho reduzido de parte da muralha do Real Forte Príncipe da Beira

A restauração da locomotiva foi executada pelo DER, a partir de um tubo, ou seja, uma caldeira e um tender de uma locomotiva antiga, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, no ano de 1913 e atualmente pertencente ao acervo histórico tombado pelo estado de Rondônia.

As peças originais foram retiradas do km 10 da estrada de Santo Antônio e do km 22 da Rodovia 364, próximo ao distrito de Abunã, com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério Público de Rondônia e da Secretaria Estadual de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude (Sejucel).

O Plano de Recuperação das peças pertencentes ao patrimônio histórico foi elaborado e executado sob a responsabilidade do engenheiro Célio Cordeiro de Assunção.

No local onde a locomotiva ficará exposta foi realizado todo o trabalho de restauração usando chapas de aço galvanizadas, tubos de aço, chapas antiderrapantes para revestimento do piso e bronze para a confecção do apito.

Para fazer a restauração da locomotiva, a equipe do DER construiu no local uma linha férrea, instalou os mecanismos e aparelhos de comandos, construiu uma nova cabine e toda a parte frontal do trem.

O DER fez ainda toda a parte elétrica na locomotiva, garantindo uma boa iluminação para as visitas noturnas.

O local conta com câmeras de segurança para o monitoramento das áreas do Novo Espaço Alternativo.


Fale conosco