• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

MPC-RO conquista prêmio “Talentos do Ministério Público de Contas do Brasil”


Rondonoticias

Publicada em: 15/12/2017 16:22:57 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) conquistou o prêmio “Talentos do Ministério Público de Contas do Brasil: ações e projetos que fazem a diferença”, lançado este ano pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) como meio de divulgar, conhecer e multiplicar boas práticas dos MPCs, valorizando seu capital humano e fortalecendo as instituições.

Foram eleitos vencedores pela diretoria do CNPGC três projetos em cada uma das quatro categorias do concurso: Inovação, Defesa Institucional, Direitos Fundamentais e Combate à corrupção/Má gestão. Não houve ordem de classificação, dentro dos três selecionados, sendo todos os projetos classificados considerados vencedores na categoria respectiva.

No caso do MPC rondoniense, seu Plano Estratégico, que contempla o horizonte 2016/2019, concorreu e venceu o concurso nacional na categoria “Inovação”. A entrega do prêmio será feita em março de 2018, por ocasião de evento a ser realizado em Curitiba (PR).

CONSIDERAÇÕES

Em suas considerações a respeito da ação do MPC-RO, a diretoria do CNPGC menciona que o Plano Estratégico é consistente, resultando na definição de suas referências estratégicas, missão, visão e valores. Além disso, o plano descreve objetivos e metas, tendo sido concebidos 34 planos de ação, intensificando ações pedagógicas, preventivas e fiscalizatórias.

Ainda segundo o Conselho Nacional, o resultado do Plano Estratégico trouxe uma verdadeira transformação com a mudança de modelo mental da instituição, fortalecendo a cultura do planejamento e o órgão ministerial rondoniense como um todo.

“O MPC-RO, portanto, inova e traz para a prática a concretização do Enunciado 15”, cita a direção do CNPGC, numa referência à regra que estabelece o Plano Estratégico como instrumento de planejamento das atividades dos MPCs, devendo ser incentivada sua confecção, monitoramento e execução.

Já o Procurador-Geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros, ao comentar sobre o prêmio concedido, lembrou que este deve ser creditado a todos que integram o órgão, os quais com muito empenho, superação e abnegação possibilitaram a concretização de todo o processo que levou à implantação do Plano Estratégico 2016/2019 e, consequentemente, à obtenção de resultado tão expressivo, por meio do reconhecimento nacional pelo CNPGC.


Fale conosco