• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Biblioteca Viveiro das Letras lança site para atendimento ao Público

Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, Zona Sul, está com atendimento presencial suspenso por medidas de segurança decorrente da calamidade pública do covid-19


Condecom

Publicada em: 19/05/2020 10:26:36 - Atualizado



PORTO VELHO, RO - A Prefeitura de Porto Velho, como incentivo ao estudo e leitura, através da equipe da Viveiro das Letras criou um site para continuar seu atendimento ao público. No site Biblioteca Viveiro das Letras têm publicações de e-books (livros digitais) gratuitos, cursos profissionalizantes e informações de prestação de serviços.

Além disso, o usuário poderá ler no site artigos e análises de obras clássicas ou de relevância cultural, indo no ícone bate papo literário. Os artigos, resenhas, resumos dessas obras são produzidos por funcionários da Biblioteca. No site ainda você encontra a sessão de fotos e das atividades desenvolvidas pela instituição.

Há ainda o ícone auditório virtual que acessa palestras/webinares ao vivo e gravações dessas disponibilizadas no canal YouTube. O auditório virtual será apresentado por artistas locais, webinares com professores, pesquisadores, escritores e editoras de livros.

O site já estava nos planos da Biblioteca, mas com a situação da pandemia o projeto acelerou-se para ser concretizado devido à necessidade de atender ao público e não isolar a biblioteca pública de seu público estudantil e comunidade em busca de conhecimento, cultura e lazer.

“De forma alguma poderíamos deixar de atender ao público e encontramos uma saída para continuarmos com nosso propósito de atender a comunidade por meios eletrônicos. E o site veio como uma forma de não interrompermos nossos serviços aos usuários que buscam estarem próximos de alguma forma da Biblioteca, mesmo que virtualmente”, diz o diretor, Alexandre Dourado.

No site ainda você encontrar á informações sobre as aulas do pré-Enem Municipal, que também estão realizando suas aulas ao vivo por streaming. Na página, ainda terá a oportunidade de se cadastrar como usuário da biblioteca. Fazendo o cadastro, pode participar também do grupo de whatsapp da Viveiro das Letras que sempre irá trazer informações sobre concursos públicos, cursos ofertados por outras instituições, e informações sobre a Biblioteca e Prefeitura de Porto Velho.

Uma das dúvidas dos usuários é quando a biblioteca voltará a funcionar presencialmente. A direção informa que estão seguindo, por medidas de segurança, as orientações dos órgãos de saúde pública, dos decretos e portarias regulam neste momento o isolamento social. Essa medida de segurança foi tomada no dia 18 de março, quando a biblioteca suspendeu temporariamente o atendimento ao público presencial. A decisão pode ter salvado vidas, vez que os bairros de maior índice de contaminação por convid-19 é justamente onde a biblioteca se encontra, que são os bairros Cohab, Nova Floresta, Castanheira e outro bairro próximo Novo Horizonte.

Neste sentido, a biblioteca informa que somente abrirá seu atendimento presencial quando os órgãos de saúde pública competentes nortear com segurança o retorno do atendimento ao público. O retorno está planejado pela equipe da Viveiro das Letras que será da seguinte forma: uso de máscaras obrigatório e não aglomeração de pessoas. Assim poderá haver agendamento dos usuários, a fim de os servidores terem o controle da quantidade de pessoas que estudarão.

O distanciamento social será uma medida de segurança e proteção no interior da biblioteca. Em relação aos servidores, todos usarão máscaras e luvas de proteção, higienização de todos os móveis (mesas, cadeiras e instantes).

Os livros que serão devolvidos pelos usuários passarão por medidas de segurança. Neste caso os livros devolvidos terão um espaço reservado, distantes do público, indisponíveis na prateleira do acervo. Neste caso, estes livros passarão por quarentena, higienização com álcool gel 70 ou outra substância química eficiente para desinfecção, só depois de uma semana o livro poderá volta ao acervo para empréstimo.

Para visitar o site da Biblioteca Viveiro das Letras, acesse: https://bibliotecaviveirodasletras.page.link/br.


Fale conosco