• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Prefeitura de São Miguel do Guaporé decreta medidas de 'lockdown'


Portal do Guaporé

Publicada em: 28/05/2020 09:33:33 - Atualizado


SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ, RO - Na quarta-feira, dia 27, a administração municipal de São Miguel do Guaporé (RO), através do decreto nº 933/2020, tornou mais severas as medidas de prevenção na cidade.

As medidas devem ao número assustador de casos de coronavírus na cidade, até o momento foi confirmado pela secretária de saúde,  83 pessoas contaminadas. 

O isolamento social (lockdown), foi determinado por 14 dias no município, como medida para tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, fica estabelecido o “isolamento social rígido, com fechamento total de todos os estabelecimentos não essenciais”. Pessoas que estiverem circulando por vias públicas ou privadas sem vínculo com serviços essenciais serão penalizadas.

O decreto pode ser prorrogado caso não tenha uma diminuição do número de casos,  a situação será analisada pela Secretaria de Saúde.

Veja alguns serviços que são considerados essenciais adiante. Os demais estão no decreto;

  • Farmácias (deverão funcionar somente para entrega e retirada de produtos, vedada a permanência continuada ou aglomeração de pessoas no local)
  • Supermercados, mercados 
  • Padarias
  • Pet shops (deverão funcionar somente para entrega e retirada de produtos, vedada a permanência continuada ou aglomeração de pessoas no local)
  • Postos de combustíveis
  • Restaurantes e lanchonetes (apenas para entregas em domicílio).

LOCKDOWN

A medida chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

O lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Ou seja, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO


Fale conosco