RONDONOTICIAS sábado, 11 de julho de 2020 - Criado em 11/10/2001

Maternidade altera dias e horários para vacina de BCG e Hepatite B

Medida foi adotada em razão da pandemia para proteger mamães e bebês contra o coronavírus


Condecom

Publicada em: 30/05/2020 08:52:54 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A partir da próxima segunda-feira (1°), a vacina contra a hepatite B e tuberculose (BCG) para crianças recém-nascidas serão aplicadas às terças e quintas, das 8h às 12h, no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), localizado ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME). A medida foi necessária para evitar exposição de mamães e bebês frente ao novo coronavírus.

Para vacinar, os pais devem apresentar, obrigatoriamente, o cartão do SUS do bebê e a certidão de nascimento. Crianças nascidas nas maternidades públicas são vacinadas nas próprias unidades. Os nascidos em hospitais particulares precisam do serviço do CIMI para essa vacinação.

A BCG, junto com a hepatite B, são as primeiras vacinas indicadas para o recém-nascido. É indicada para todas as crianças no primeiro mês de vida e protege, em mais de 80%, contra as formas mais graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que essa vacinação requer um cuidado especial, por isso o serviço é mais demorado. Além disso, por ser a primeira vacinação, é realizado o cadastro do bebê, além da confecção do cartão de vacina. A gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, pede a compreensão dos pais caso o tempo de espera até o atendimento seja maior do que o normal.

“Estamos adotando todos os cuidados para proteger contra o coronavírus os pais, filhos e também nossos profissionais. Por isso, pedimos que todos observem as recomendações de distanciamento obrigatório e a utilização de máscaras”, explica Elizeth Gomes.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br