• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Mais de 300 mulheres devem ser atendidas na carreta do Hospital do Câncer

Unidade móvel realiza exames gratuitos de mamografia e ficará na cidade até terça-feira (31).


G1RO

Publicada em: 25/10/2017 11:29:37 - Atualizado



VILHENA, RONDÔNIA - Uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos iniciou atendimento em Vilhena (RO), no Cone Sul, nesta terça-feira (24), em frente a Policlínica João Luiz da Silva, localizada no Centro da cidade. A expectativa é que mais de 300 mulheres, com idade superior a 40 anos, façam o exame gratuito de prevenção do câncer de mama.

A unidade móvel conta com uma estrutura capacitada para a realização da mamografia. Tem equipamentos, sala de espera, serviço de alimentação para as pessoas que aguardam na fila, além de profissionais de saúde preparados para atenderem os pacientes.

Os agendamentos das consultas foram feitas anteriormente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, quem não conseguiu se inscrever no prazo, pode integrar a lista de espera.

A enfermeira Marylla Souza trabalha na carreta e disse que quando as consultas ocorrem nos horários previstos, no final do dia são chamadas as pessoas que estão no cadastro reserva.

“Nosso objetivo é fazer exames em todas as mulheres que buscam a prevenção, das 7h às 17h30. Elas passam pela consulta e os exames vão para o Barretinho de Porto Velho. Se for diagnosticado algo mais grave, o resultado chega em 30 dias úteis. Já se estiver saudável, em 60 dias”, explicou.

Mulheres em busca de sáude

A dona de casa Hilda Barbosa Vieira tem 64 anos e há dez, passa anualmente no médico para avaliar as mamas. Ela tem um nódulo no seio direito e teme que vire câncer. Por isso, sempre faz o acompanhamento para monitorar o tamanho do caroço.

“É importante fazer, não só eu que tenho esse problema. Todas as mulheres precisam procurar porque é perigoso, e se for maligno, pode levar embora”, disse.

Já para a doméstica Mafalda Mattes, de 50 anos, a consulta é uma experiência nova. Ela se mudou para Vilhena há três meses e com a idade avançando, por iniciativa própria, resolveu fazer o exame de mamografia.

“Tenho que cuidar da minha saúde. Se tiver algo, quanto antes descobrirem, mas fácil vai ser de tratar”, declarou.

A carreta estará estacionada na rua da Policlínica João Luiz da Silva, até sexta-feira (27). Na segunda (30) e terça-feira (31), o atendimento acontece no pátio de um supermercado localizado na Av. Celso Mazutti, 7363, Parque São Paulo. Em seguida, a equipe partirá para a cidade de Santa Luzia do Oeste (RO), na região da Zona da Mata.


Fale conosco