• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Gestão Pública - Respeito, disciplina e Ordem - Por George Braga


Rondonoticias

Publicada em: 02/01/2018 12:16:18 - Atualizado

GESTÃO PUBLICA - RESPEITO, DISCIPLINA E ORDEM! - Por George Braga

O país passa pelo seu maior problema dos últimos cem anos. Uma verdadeira hecatombe na gestão dos Estados. Questões sobre educação, saúde, segurança, presídios, habitação, fazem parte de uma equação do impossível.

Nasci no auge da ditadura, 1971, Emilio Garrastazu Medici mandava no país. Não vou nem falar sobre nada, só lembrar do A.I 5 que vigorava nessa época até dezembro de 1978.

Nessa época, podia não ter democracia ou liberdade de expressão, mas havia respeito e ordem. Pedíamos a benção dos pais e respeitávamos aos professores.

Estudei no Samaritana, no Castelo Branco e no Homero, colégio adjunto ao Carmela Dutra, estudávamos para as provas, reprovávamos até em Religião ou por faltas.

Eu tinha medo do aeroporto, onde hoje é a Vila Militar na Farquar. O Avião matava um de vez em quando. Eu atendia aos meus pais e não passava por dentro do campo de aviação.

O Brasil mudou muito nesses últimos 40 anos. Muitos governos, ideologias, transmudam o nosso microcosmo. O Papa Karol Woityla pediu desculpas ao mundo pelos erros perpetrados pela Igreja Católica durante o período da Inquisição, o Collor captou o dinheiro da população, a Xuxa disse que foi violentada, o Brasil perdeu pra Alemanha de 7 X 1 durante a última copa. E o que tem isso, você pode me perguntar? Tem tudo a ver....tudo está relacionado com a política, liberdade de expressão e decisões administrativas que atingem a população.

Parece que vamos evoluindo....tínhamos ordem mas não democracia. Hoje temos democracia, mas não temos ordem. Muitos direitos, muitos processos, não pode isso... não pode aquilo.... É preciso equilíbrio nessa balança...

Estou no cargo de secretário de planejamento do Estado de Rondônia há sete anos, por graça de Deus e do Governador Confucio e tenho visto como é difícil administrar e tomar decisões. Outro dia pensei: administrar é sofrer. Não tem como fazer tudo, atender a todos, dizer sim. E o Estado precisa dessa higidez para poder prosseguir.

E o que tem isso com a gestão pública? Novamente, Tem tudo a ver. A forma de gerir uma escola, um presídio ou um hospital está interligado com o planejamento, gerenciamento das ações e a correção dos atos.

No Brasil, estão vendo as notas dos alunos? A presença em sala de aula? Aumentou o Ideb? Nós estamos inseridos nisso ou estamos vendo a novela e esperando que a família, a igreja ou a escola resolvam sozinhos?

Os presídios estão vigiados por câmeras? Existe visita vexatória às famílias? Os presos trabalham? Os agentes penitenciários estão sendo treinados?

Nos hospitais, estamos sendo bem atendidos? E com cordialidade? Tem profissionais no plantão?

Isso passa por treinamento e meritocracia. Todos nós servidores estamos ameaçados. Nos próximos 20 anos ou nos reiventamos ou morreremos. Deveremos Atender à população cada vez mais exigente e sabedora dos seus direitos, com rapidez e qualidade. Chegar cedo ao trabalho, atender sorrindo, não maltratar seu colega ou a quem atende. Enfim, cumprir seu mister.

Os sentimentos de ordem e respeito devem voltar a imperar.

Os governos têm melhorado no seu caminhar, mas é preciso continuidade do bom, do certo e do prestar.

Se quiser o Brasil ter sucesso, devemos voltar ás origens com os sentimentos de Respeito, Disciplina e Ordem!

George Braga

Secretário de Planejamento do Estado de Rondônia


Fale conosco