• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Sesdec classifica candidatos inscritos no Programa Voluntariar em 11 cidades contempladas


Rondonoticias

Publicada em: 17/01/2018 14:51:27 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- Candidatos inscritos no Programa Voluntariar para servir 11 das 15 Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp) iniciarão as atividades no início do mês de fevereiro. O processo seletivo foi concluído. Foram cerca de 1.600 candidatos para 50 vagas. O Voluntariar é uma ação dentro do Programa Rondônia Mais Segura.

Essa semana a equipe da Ouvidoria da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) esteve nas cidades contempladas, para entrevistas com os candidatos. O processo inicial de classificação é automático. De acordo com as informações prestadas pelo candidato, no ato da inscrição no portal do governo, o sistema classifica os 10 primeiros, que, posteriormente, são entrevistados pela ouvidoria.

O Programa Voluntariar superou as expectativas, disse o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Liobeto Caetano. Pessoas dedicam um tempo do seu dia para prestação de serviços à comunidade. Elas receberão ajuda de custo no valor de R$ 35 por dia para alimentação e transporte. Concluído um ano de voluntário, o profissional receberá um certificado.

No final de semana, o ouvidor da Sesdec, Leandro Ragnini Picoreli, esteve em três cidades do Vale do Jamari: Ariquemes; Machadinho; e Cujubim. Antes, porém, a equipe já havia classificado os candidatos inscritos nas cidades de Ji-Paraná; Colorado do Oeste; Espigão do Oeste; Estância Ouro Preto; Nova Brasilândia; e Vilhena. Até o final da semana, o processo de classificação estará concluído. Faltam as Unisps Centro, Sul e Leste, em Porto Velho.

Ji-Paraná e Ariquemes são as cidades com maior número de inscrições. Em Ariquemes foram 187 inscritos para sete vagas: 65 candidatos disputam duas vagas para serviços gerais; 17, para técnico de informática; 11 se inscreveram para uma vaga para psicólogo; a única vaga de assistente social é disputada por 13 graduados na área. Os técnicos em administração surpreenderam: 81 profissionais inscritos para duas vagas abertas. Em Ji-Paraná, 205 pessoas se inscreveram no programa para sete vagas.

Edimara Alves da Silva, 24 anos, é de Ariquemes. Casada, mãe de um filho e estuda o 7º período de biologia. Ela diz que ser voluntária é importante por vários motivos: um deles, concluir sua graduação em ciências biológicas este ano, e iniciar o curso de pós-graduação em Gestão Pública. A ajuda de custo vai ajudar. Segundo, por que, na visão de Edimara, o Programa é inovador: “Uma maneira interessante de servir a sociedade por meio de um órgão tão importante como é a Sesdec”.

Gedeon Pereira Neto, 28 anos, é outro que se inscreveu. Formado em Educação Física, atualmente sem emprego fixo, ele ganha a vida como vendedor ambulante. “Auxiliar a Unisp, em um dos turnos, não vai atrapalhar a venda de salgados na parte da tarde e noite”.
Além de Delegado Regional de Ariquemes, Rodrigo Duarte é o gestor a Unisp local. Para ele, O programa resolve, pelo menos, dois gargalos importantes na Unisp da cidade: um é no setor de informática. Equipamentos precisam de manutenção o tempo todo e a unidade não dispõe de técnicos; o outro é o suporte administrativo, já que não há funcionário nesta área.

Duarte ressalta que lidar com o serviço voluntário é mais fácil porque aquele que não se adapta pode ser substituído. “Daí a importância dos voluntários no processo de desburocratização do serviço nas diversas áreas de atuação”, finalizou o delegado.

Cidades como, Ariquemes; Ji-Paraná; Colorado do Oeste; Cujubim; Espigão do Oeste; Ouro Preto; Machadinho; Nova Brasilândia; Rolim de Moura; Vilhena, além de Porto Velho, foram contempladas pelo programa, de acordo com o edital publicado. As demais cidades ficarão para outra etapa.



Fale conosco