• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Surto de conjuntivite preocupa Vigilância em Saúde, foram registrado 116 casos no último mês

Os pacientes atendidos com conjuntivite moram em vários bairros da cidade


RUL

Publicada em: 18/01/2018 09:03:58 - Atualizado

JI-PARANÁ, RO - O Hospital Municipal Claudionor Roriz registrou nas últimas três semanas 116 casos de conjuntivite viral em Ji-Paraná. O número preocupa o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ji-Paraná, que notificou surto da doença oftalmológica junto ao SINAN, Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Governo Federal.

O número pode ser ainda maior do que o registrado pelo Hospital Municipal, pois muitas pessoas procuram clínicas particulares ou nem buscam ajuda médica. Os pacientes atendidos com conjuntivite moram em vários bairros de Ji-Paraná, não tendo concentração da doença.

A orientação do Departamento de Vigilância é que as pessoas que estão com conjuntivite fiquem em casa evitando ambientes coletivos como o local de trabalho. A transmissão é feita pelo contato direto e por objetos contaminados.

Segundo a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Emanoela Sousa, o município está investigando qual o vírus causador da doença e orientando a população a não fazer a automedicação. “Nossa preocupação é que as pessoas não utilizem colírios sem a prescrição médica. A maioria deles tem corticóides, o que aumenta a pressão no olho, podendo gerar problemas mais graves. Orientamos que o paciente lave os olhos com água limpa, fervida e fria, não use remédios caseiros e procure um médico”, disse a diretora.

Doença – A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é uma membrana fina e transparente que reveste o “branco dos olhos” e o lado de dentro das pálpebras. Entre as causas mais freqüentes estão a virais, bacterianas e alérgicas. As conjuntivites registradas em Ji-Paraná foram identificadas como causadas por vírus.

Sintomas – Os principais sintomas das conjuntivites são olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas, intolerância a luz, sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar e visão borrada. As virais geralmente se caracterizam por apresentar secreção esbranquiçada em pouca quantidade. Podem durar aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura.



Fale conosco