• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Atriz argentina que acusa ator brasileiro de estupro e pede justiça no Brasil

A atriz acusa Darthés, famoso por ter feitos diversas novelas argentinas, de tê-la violado em 2009, na Nicarágua...


ig

Publicada em: 08/04/2021 11:34:58 - Atualizado

O MPF (Ministério Público Federal do Brasil) apresentou uma denúncia contra o ator argentino-brasileiro Juan Darthés, 56, pelo estupro do qual é acusado por Thelma Fardin, 28. A atriz acusa Darthés, famoso por ter feitos diversas novelas argentinas, de tê-la violado em 2009, na Nicarágua, durante a turnê internacional de um programa infantil no qual os dois atuavam. À época, ela tinha 16 anos, e ele, 45. 

Ao denunciar publicamente o ator, Fardin deu início ao movimento #MeToo na Argentina em 2018. Outras quatro atrizes acusam Darthés de estupro.

Após a revelação de Fardin, a promotoria da Nicarágua denunciou o ator e pediu sua prisão e captura internacional. Darthés então fugiu da Argentina para o Brasil, onde nasceu. Na época, atrizes brasileiras, como Bruna Linzmeyer e Débora Falabella, iniciaram uma manifestação contra a vinda do ator ao Brasil.

Com a colaboração do Ministério público argentino, a Justiça nicaraguense iniciou um processo penal contra Darthés e ordenou sua captura internacional e extradição. A Interpol também emitiu um alerta vermelho contra o ator. 

om a decisão do MPF, abre-se a possibilidade de Darthés ser julgado no Brasil — pela Constituição, o país não pode extraditar seus cidadãos, mas o Código Penal prevê que estes sejam julgados em território brasileiro por crimes cometidos no exterior. Tanto o pedido de captura quanto o de extradição do ator permanecem vigentes.


Fale conosco