• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Planos terão que autorizar teste de covid de forma imediata, diz ANS

O exame RT-PCR tem cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde na segmentação ambulatorial


uol

Publicada em: 16/04/2021 13:37:02 - Atualizado

BRASIL: Após mais de um ano de pandemia, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) alterou as normas para realização de exames RT-PCR, utilizados para o diagnóstico da covid-19. Antes da mudança, os planos de saúde poderiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento aos beneficiários. 

Com a nova medida, as redes particulares de atendimento hospitalar passam a ser obrigadas a liberar de forma imediata a testagem de solicitações que atendam às condições estabelecidas na DUT (Diretriz de Utilização). As DUTs são normas editadas pela ANS que orientam e regulamentam a utilização de procedimentos médicos e exames complementares. 

De acordo com informações divulgadas pela ANS, a medida chega para "dar mais agilidade na realização do RT-PCR", considerado como o mais eficaz para identificar e confirmar que os pacientes estão positivos para a covid-19 no início da doença. 

O exame RT-PCR tem cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde na segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, conforme solicitação do médico assistente, para pacientes com SG (Síndrome Gripal) ou SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).


Fale conosco