• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

O ex-presidente da Colômbia e da Bolívia são barrados e expulsos por Cuba

Pastrana e Quiroga representavam a Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas


Notícias ao Minuto

Publicada em: 08/03/2018 10:25:50 - Atualizado

O ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, e o ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga, tiveram sua entrada negada em Cuba nesta quarta-feira (7). Eles estavam na ilha caribenha para receber o prêmio Oswaldo Payá de um grupo dissidente local.

Pastrana e Quiroga representavam a Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA), grupo que reúne políticos de direita da América Latina, e foram barrados no aeroporto da capital Havana.

"A ditadura de Cuba nos deportou hoje da Ilha por defender os princípios democráticos da região. Nossa luta continua", escreveu Pastrana no Twitter, em foto acompanhado de Quiroga.

O ministério das Relações Exteriores de Cuba não respondeu um pedido de comentário da agência de notícias Reuters. O jornal estatal Granma afirmou em editorial que a IDEA busca sabotar os "projetos progressistas" da América Latina.

"O governo colombiano lamenta que este tipo de incidentes aconteça com colombianos que tenham sido amigos de países próximos dos nossos", afirmou a chancelaria colombiana em comunicado.

O presidente da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, também foi convidado para a cerimônia do prêmio Oswaldo Payá, mas sua entrada foi barrada.



Fale conosco