• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Logística é uma das principais bandeiras para competitividade da indústria rondoniense


Rondonoticias

Publicada em: 13/04/2018 14:16:51 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- O presidente da Fiero, Marcelo Thomé abriu o evento de apresentação da empresa Mercosul Line, realizado nesta quinta-feira, 12, no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, com a presença de empresários, executivos da empresa marítima, do governador de Rondônia, Daniel Pereira, dentre outros convidados.

Marcelo Thomé citou a logística como uma das principais bandeiras defendidas pela instituição visando a melhoria da competitividade da indústria rondoniense. Ele ressaltou que o distanciamento dos mercados consumidores e dos fornecedores de insumos, faz com que o custo logístico seja determinante na formação do preço de venda.

“A Fiero acolhe e louva a iniciativa desta rota de cabotagem integrando Porto Velho através do modal fluvial e depois marítimo a todos os mercados consumidores e fornecedores brasileiros, pois isso responde a uma demanda antiga da Federação e do setor produtivo do Estado, que é ter uma alternativa ao modal rodoviário para receber insumos e poder distribuir a produção industrial rondoniense”, disse.

A parceria da SC Transporte com a Mercosul Line vai beneficiar empresários, pecuaristas, toda a área agropecuária, as indústrias e o consumidor rondoniense, inclusive vai envolver também o Acre, porque vai baratear a logística para trazer os insumos para Rondônia.

Segundo Thomé, desde a sua gênese a Fiero atua em defesa do fortalecimento e a promoção de uma melhoria da infraestrutura logística para o setor produtivo. “Um paradigma que precisa ser quebrado no Brasil é de que logística ou ela é excludente, se eu tenho um modal fluvial forte eu não tenho um modal rodoviário, isso é uma grande bobagem, haja vista que os modais são complementares. Quanto mais a logística do Estado de Rondônia for diversa e forte, mais competitividade vamos ter no nosso produto”, argumentou.

Logística é o principal gargalo e quanto mais essa infraestrutura for diversificada e consolidada, mais responde aos anseios do setor produtivo e as bandeiras que a Fiero defende ao longo da sua história, afirmou o líder empresarial.

O governador Daniel Pereira foi taxativo ao lembrar que Rondônia tem mais facilidade para vender para o Japão e China ou para qualquer outro país longínquo do que para o Ceará, Paraíba, Pernambuco. “Louvo essa iniciativa porque vai dar um novo rumo para as relações comerciais aqui no Norte do Brasil e porque não dizer Norte-Nordeste, Norte-Sul e assim por diante. Nós importamos produtos do Japão que poderíamos comprar de Santa Catarina e eles importam de outros cantos do mundo produtos que eles poderiam comprar da nossa região e isso tudo pela inviabilidade de custo entre o que vem do próprio Brasil, seja do Sul para o Norte ou vice-versa”, disse.

Em seguida, o diretor Comercial SC Transporte – Empresa de navegação que faz a linha PVH – Manaus, Manaus – PVH, Gilberto Maciel apresentou a parte fluvial a presidente da Mercosul Line, Christiane Marsillac apresentou a Mercosul Line e seus serviços.

No ponto de vista da especialista em mercado internacional, Ivanilda Frazão, a presença da classe empresarial no evento, comprova que o empresário rondoniense está com o olhar a longo prazo em produção e cadeia produtiva.


Fale conosco