RONDONOTICIAS sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

UNIR é parceira no I Seminário de Unidades de Conservação Estaduais de Rondônia


Rondonoticias/Unir

16/04/2018 11:10:08 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- Por meio dos Grupos de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec), do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa) e do Programa de Mestrado em Administração (PPGMA), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está se somando em parceria a instituições governamentais e do terceiro setor para a realização do I Seminário de Unidades de Conservação Estaduais de Rondônia. O evento terá como tema “Potenciais Econômicos nas Unidades de Conservação” e será realizado no dia 19 de abril, quinta-feira, no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Os órgãos da UNIR, somam esforços nessa atividade de extensão universitária de alto impacto em parceria institucional com o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), o Centro de Estudos Rioterra, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), Permian Global, World Wide Fund For Nature (WWF), Serviço Florestal Brasileiro, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento será aberto às 8h00. Às 8h30 será feita a apresentação de todas as unidades de conservação estaduais de proteção integral pelo engenheiro florestal Renato Berwanger da Silva, mestre em agronomia e diretor executivo da Sedam. Às 9h15 será a apresentação de todas as unidades de conservação estaduais de uso sustentável, com o biólogo Jorge Lourenço da Silva, especialista em manejo de animais silvestres e coordenador estadual de unidades de conservação.

Ainda pela manhã, o gestor ambiental Eliezer de Oliveira, pós-graduado em saneamento e tecnologia ambiental e assessor da Sedam, vai proferir, às 10h15, palestra sobre a Política de Governança Climática e Serviços Ambientais. E às 11h00 será proferida palestra sobre “Concessão Florestal: uma ação de receita para as unidades de conservação”, pela analista ambiental Ana Shaura de Oliveira Pinheiro, do Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente. A programação da manhã se encerrará com a palestra sobre “Unidades de Conservação em Rondônia: ameaças e oportunidades”, às 11h45, que será proferida pela coordenadora geral da associação Kanindé, Ivaneide Bandeira Cardoso, doutora em geografia.

No período da tarde, as atividades terão início às 14h00, com a palestra do engenheiro florestal, mestre e doutor Miguel Milano, diretor da Permian Brasil. Às 14h45, a analista de conservação Maria Janylene Abreu, mestra em Psicologia Social, proferirá palestra com o tema “Além da conservação: por que o WWF Brasil aposta nas áreas protegidas. E às 15h30 o turismólogo Dárius Vaquer, técnico ambiental na Sedam e consultor de gestão e marketing público, vai proferir palestra com o tema “A economia do turismo e o potencial das unidades de conservação para o desenvolvimento de Rondônia”.

Após o coffe breack, às 16h00, a programação seguirá com mais duas palestras. Às 16h15, “Turismo, vida selvagem, unidades de conservação e economia regional” é o tema a cargo do biólogo, mestre e doutor, Fábio Olmos, diretor da Permian Brasil. E às 17h30, com o tema “A produção de povos e comunidades tradicionais baseada em recursos de biodiversidade: capacidades e oportunidades de fortalecimento”, será proferida palestra pela bióloga Késia da Silva Gonçalves, colaboradora do projeto Flora de Rondônia, desenvolvido pelo New York Botanical Garden e a Universidade Federal de Rondônia, organizando e processando amostras e imagens da flora rondoniense e colaborando com demais atividades ligadas ao Herbário Rondônia João Geraldo Kuhlman.

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPC108XD3wXS38G75tuA75ct1x1xQs9bH6YkanajoJ4UyKaw/viewform/


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.