• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Confronto entre palestinos e soldados israelenses deixa dois mortos

O Exército israelense afirmou que cerca de 3.000 palestinos participaram do ato nesta sexta


Notícias ao Minuto

Publicada em: 20/04/2018 16:17:17 - Atualizado

Tropas israelenses mataram duas pessoas e feriram outras 126 nesta sexta-feira (20) em novos confrontos na fronteira com a faixa de Gaza, disseram autoridades palestinas.

Foi a quarta semana consecutiva com manifestações na região e elas devem continuar até o dia 15 de maio, como parte dos protestos feitos por grupos palestinos contra o aniversário de 70 anos da fundação de Israel.

Ao menos 33 palestinos foram mortos pelas forças israelenses nesse período, de acordo com a agência de notícias Reuters, e mais de mil ficaram feridos. Não há registros de israelenses mortos nos protestos.

O Exército israelense afirmou que cerca de 3.000 palestinos participaram do ato nesta sexta e que parte do grupo tentou usar cortadores de arame para tentar romper a cerca da fronteira.

Os soldados, então, usaram alto-falantes para ordenar que a multidão deixas se o local e, após a ordem não ter sido seguida, começaram a disparar tiros e bombas de gás lacrimogêneo.

Ahmad Rashad al-Athamneh, 24, e Ahmad Nabil Abu Aqeb, 25, foram atingidos por tiros quando estavam no norte da faixa de Gaza e morreram, disse o Ministério da Saúde palestino.

Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos ou sobre quantos deles foram atingidos pelas balas.

As manifestações, que costumam acontecer sempre as sextas-feiras, recebem o apoio do Hamas, grupo que controla a faixa de Gaza.

Além de defender o direito de retorno dos palestinos, os os atos também protestam contra o bloqueio que Israel faz da região, já que Tel Aviv considera o Hamas um grupo terrorista.

A violência na fronteira fez a atriz Natalie Portman, que nasceu em Jerusalém e se mudou para os Estados Unidos aos três anos de idade, se recusar a comparecer a uma cerimônia em Israel para receber um prêmio de US$ 1 milhão (R$ 3,4 milhões). Segundo elas, os "eventos perturbadores" recentes a fizeram desistir de comparecer ao evento.


Fale conosco