RONDONOTICIAS terça-feira, 25 de setembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

​Semusa esclarece morte de paciente após atendimento em Unidade Básica de Saúde em Porto Velho

Todas as condutas necessárias foram realizadas pelas equipes médicas na UPA e UBS.


10/07/2018 14:50:50 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem a público esclarecer que o órgão deu início a uma investigação, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, para apurar as circunstâncias da morte de um paciente atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Pedacinho de Chão, nesta segunda-feira, 09/07.

O relatório de atendimento consta que o paciente de 47 anos, esquizofrênico, e em acompanhamento no CAPs era hipertenso, cardiopata e fumante (sem tratamento). Consta ainda no relatório que ele foi até a UBS, acompanhado da mãe, para solicitar encaminhamento ao CAPS AD para iniciar tratamento contra o tabagismo.

O paciente em questão já havia passado por avaliação em uma UPA há dois dias, onde realizou todos os exames laboratoriais e de imagem, e iniciou tratamento para pneumonia, momento em que foi relatado pela mãe o histórico de hipertensão arterial e cardiopatia, porém sem tratamento.

Informamos que, ao procurar a UBS, o homem foi devidamente atendido pelo profissional médico, que orientou a nebulização e a reavaliação após a medicação. Durante a reavaliação o paciente apresentou melhora no quadro, e de acordo com o relato no prontuário, foi realizado o encaminhamento para o médico especialista (pneumologista) e acompanhamento para o tratamento do tabagismo no CAPS AD, quando então foi liberado.

Às 12 horas, o homem retornou a unidade em um táxi, acompanhando dos familiares, mas já em óbito. Ele estava sem pulso, sem batimentos cardíacos e pupilas dilatadas, quando então foi acionado o serviço de verificação de óbito da Semusa e o IML para serem adotadas as providências necessárias.

A Semusa se solidariza com os familiares e garante que todas as condutas necessárias foram realizadas pelas equipes médicas na UPA e UBS.

Fonte: Semusa


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.