• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Acompanhamento: ​Serviço Geológico do Brasil inicia monitoramento da estiagem do rio Madeira


Publicada em: 13/07/2018 09:05:31 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA - O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deu início na sexta-feira, dia 06/07, à operação de monitoramento de estiagem da bacia do rio Madeira. O acompanhamento será realizado semanalmente até o fim do período de vazante, que ocorre normalmente no mês de outubro.

A cada publicação, dados de monitoramento e previsão para os rios Madeira, Abunã, Guaporé e Mamoré, nos municípios de Pimenteiras, Costa Marques, Guajará Mirim, Porto Velho e Nova Mamoré serão atualizados.

Segundo o primeiro boletim publicado, o período de estiagem se iniciou dentro da normalidade ou pouco acima da média histórica para o período. Ainda assim, o monitoramento irá acompanhar a evolução da estiagem ao longo dos próximos meses de modo que, em caso de intensificação ou prolongamento, a população possa ser bem informada. Órgãos de defesa civil, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, navegação e geração de energia elétrica, são alguns dos usuários do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), que opera tanto em época de cheia quanto de seca.

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM, Marcus Suassuna Santos, será feito o monitoramento dos níveis dos rios da região e a comparação desses níveis com o histórico de monitoramento.Além disso, serão feitas previsões de níveis para os 28 dias subsequentes, que até o monitoramento da estiagem de 2017 era de 14 dias. Além disso, na operação deste ano, serão apresentadas de modo mais sistemático, as incertezas da previsão. As previsões serão atualizadas semanalmente.

Desde 2016, a equipe da CPRM vem desenvolvendo este monitoramento por meio de boletins que resumem a condição no período de vazante e realiza previsões para o comportamento hidrológico dos rios da região.

Os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), podem ser acessados em: sace.cprm.gov.br/madeira/.


Fale conosco