• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Sistema Federação das Indústrias de RO realiza treinamento do Certificado de Origem Digital


Publicada em: 16/07/2018 11:18:46 - Atualizado


RONDÔNIA - Discutir benefícios e importância da certificação de origem, atualizar sobre os avanços das emissões dos certificados de origem com assinatura digital e navegar no sistema apresentando as funcionalidades da plataforma COD Brasil. São alguns dos objetivos do treinamento “Certificado de Origem Digital”, o Sistema Fiero, através do Centro Internacional de Negócios (CIN), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realiza dia 19, no salão de convenções da Fiero, das 8h às 18h. Inscrições pelo cin@fiero.org.br. Mais informações pelo número (69) 32163436.

O treinamento, que será ministrado pela consultora Camilla Mafissoni, tem como público alvo usuários e futuros usuários do Sistema COD Brasil, empresas exportadoras, indústrias e despachantes aduaneiros. Desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sistema COD é utilizado pelas Federações Estaduais de Indústria, visando oferecer um serviço mais ágil, seguro, padronizado e desburocratizado para os usuários.

O COD é um documento que concede reduções ou isenções tarifárias e garante acesso preferencial de mercadorias junto aos países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio. É emitido online, acelerando o processo e permitindo aos exportadores a prática de preços mais acessíveis, tornando seus produtos mais competitivos no mercado internacional.

A assessora do CIN-Fiero, Ivanilda Frazão explica que o programa do treinamento inclui temas como conceito do certificado digital, vantagens da emissão, países que o Brasil tem acordo, documentos exigidos, Inconterms, regras de origem: propósitos e resultados, assinatura digital e passo a passo para utilização do sistema COD Brasil.

De acordo com Ivanilda Frazão fica cada vez mais claro que as empresas precisarão estar prontas para o COD 100% digital. “Com isso, destaco a importância da força-tarefa de todos nós, em trabalharmos na conversão das empresas que ainda emitem seus certificados de forma manual. A iniciativa da Fiero em trazer este treinamento comprova o compromisso do CIN de Rondônia com importantes mudanças, que certamente beneficiarão as empresas”, disse.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Fale conosco