• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

TCE-RO fecha participação na Feirocit com palestra e atendimentos

O servidor do TCE-RO, Márcio Alves, ministrou palestra aos participantes da Ferocit em Porto Velho.


Assessoria

Publicada em: 03/09/2018 14:34:58 - Atualizado

Com a realização da palestra intitulada “A tecnologia como indutora da participação social no combate à corrupção e na efetividade dos gastos públicos”, ministrada pelo servidor Márcio Alves, encerrou-se na última sexta-feira (31), em Porto Velho, a participação do Tribunal de Contas (TCE-RO) na Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit). 

Para um público composto principalmente por estudantes, o servidor falou, em sua explanação, sobre o papel fiscalizador do TCE (tanto preventiva quanto corretivamente) e a importância da colaboração da população para a boa execução dessa função, permitindo, entre outros benefícios, a melhoria de serviços públicos como educação, saúde e segurança pública. 

A fim de incentivar essa participação, denominada também de controle social, foram citadas ferramentas tecnológicas lançadas pelo TCE, como o portal Tô no Controle – que traz uma gama de informações úteis sobre a gestão dos municípios – e o aplicativo Opine aí – destinado às manifestações a respeito da qualidade dos serviços públicos, consolidando, assim, a cidadania. 

Como forma de massificar a mensagem do TCE relativamente à necessidade de participação mais efetiva da sociedade, especialmente dos mais jovens, na fiscalização dos recursos públicos, foi disponibilizado um formulário eletrônico com questões relativas à palestra. 

Os participantes que obtiveram melhor desempenho na atividade receberam brindes, sendo eles: Ana Júlia (Escola Barão do Solimões), Ângelo Ferreira (Unir), Carlos Eduardo (Barão do Solimões), Lucas Alves (IFRO/Calama) e Ricardo Dennys (IFRO/Calama). 

ATENDIMENTOS 

O TCE-RO ainda registrou, ao longo da Ferocit, atendimentos no estande disponibilizado pela organização do evento para a Corte de Contas. Nesse espaço, o público pôde obter informações sobre o Tribunal de Contas, como atribuições, serviços e produtos, entre os quais, os canais de acesso para manifestação junto à Ouvidoria.


Fale conosco