• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Ciclo de palestras do Profaz na Regional do TCE-RO aborda ética, “compliance”


Assessoria

Publicada em: 26/09/2018 09:27:33 - Atualizado


Dentro da programação do 6º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), que ocorre em Ariquemes, foi realizado na noite desta terça-feira (25) um ciclo de palestras, no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO.

Com a presença de gestores e servidores públicos e representantes de entidades do setor produtivo rondoniense, o evento foi aberto pelo coordenador geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, que, entre outros pontos, falou da importância da cooperação e do trabalho em equipe.

Para exemplificar, citou algumas das ações feitas no Profaz, nas quais, de modo integrado e colaborativo, profissionais de instituições como o TCE, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Rondônia) e as Fazendas têm dado suporte às administrações municipais visando à consecução dos objetivos perseguidos no programa.

Na sequência, foi ministrada a primeira palestra da noite, com o diretor administrativo-financeiro do Sebrae Rondônia, Carlos Berti Niemeyer, discorrendo sobre ética e “compliance”. Houve ainda apresentação dos resultados obtidos pelo município de Monte Negro, tendo à frente o prefeito Evandro Marques e sua equipe,  relativamente aos benefícios obtidos com a Lei nº 123/2006 (Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas), bem como o incentivo ao empreendedorismo.

TURISMO

Encerrando o ciclo de palestras, o coordenador executivo do Profaz e auditor de Controle Externo do TCE, Marc Uiliam Ereira Reis, ministrou palestra intitulada “Ações de fomento ao turismo em Rondônia e a captação de recursos federais”.

Fundamentado em números oficiais sobre a atividade turística, que em 2017 movimentou mais de R$ 160 bilhões no Brasil e, em Rondônia, gerou 11 mil empregos diretos, o palestrante buscou incentivar os municípios a adotarem medidas, especialmente na esfera da governança, no sentido de se habilitarem a captar recursos dessa importante área da economia.

Ainda esclareceu pontos sobre o Mapa do Turismo, que atualmente em Rondônia conta com 22 municípios, citando o passo a passo necessário para que as administrações municipais interessadas se associem. “O Estado de Rondônia tem grande potencial turístico. E devemos entender também que turismo é negócio, que gera emprego, se torna fonte de renda e movimenta a nossa economia”, finalizou.


Fale conosco