RONDONOTICIAS terça-feira, 18 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Abertura da exposição “Ferrovia em Cores” empolga público no Porto Velho Shopping


Assessoria

03/10/2018 10:58:40 - Atualizado


O resgate da história da Ferrovia Madeira Mamoré, em fotos antigas colorizadas digitalmente, empolgou o público que visitou a exposição “Ferrovia em Cores”, aberta oficialmente na tarde de terça-feira (2 de outubro), na galeria de artes do 2º piso do Porto Velho Shopping. A exposição pode ser vista até o dia 31 de outubro, no horário das 10 às 22 horas.

Iniciativa do Ministério Público do Estado de Rondônia, como parte das atividades do projeto “MP Cultural”, a exposição reúne 52 fotos antigas que retratam a história da construção da Ferrovia Madeira Mamoré e se confundem com a própria história do município de Porto Velho, que comemorou 104 anos de criação neste 2 de outubro.

Colorizadas pelo técnico em informática Luís Claro de Souza, o público pode ver na exposição as fotos originais em preto e branco, com a data em que foram tiradas e seus autores. A ambientação da exposição foi feita pela empresa Oficinamadmod, a partir de layout idealizado pelos arquitetos da Seção de Infraestrutura (Seinf), e apoio da Assessoria de publicidade Institucional (Aspi) e Seção Gráfica (Segraf) do MPRO. O ambiente traz um pouco da atmosfera da Madeira Mamoré, dando aos visitantes a sensação de está viajando no tempo pela estrada de ferro, por meio de plotagens de trilhos no piso da galeria.

O público também pode fazer suas “selfies” em uma moldura, tendo ao fundo a imagem da Locomotiva “Mad Maria”, além de um painel com grafites. Crianças, jovens e adultos que puderam apreciar o primeiro dia da exposição se mostraram emocionadas ao relembrar a história da estrada de Ferro Madeira Mamoré e aplaudiram a iniciativa do Ministério Público.

O acervo também contempla fotos de bairros que fazem parte da história da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, como o Caiari.

A exposição faz parte do Projeto MP Cultural, iniciativa da Coordenação de Planejamento e Gestão (Coplan), que tem entre seus objetivos promover o acesso à Cultura; promover ações em parceria com instituições para a difusão da arte e cultura; promover oportunidades de exposição e publicação de trabalhos artísticos; difundir manifestações culturais de origens étnicas e regionais e promover saraus, shows, exposições e outros eventos culturais.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.