• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

A sutil arte de ligar a: Gratidão e o Reconhecimento - Dr. Ronny Ton Zanotelli

"Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato." (J. W. Goethe)


Publicada em: 09/11/2018 10:27:36 - Atualizado

Estamos vivendo dias bem estranhos, no que diz respeito aos ânimos exaltados, pelas mais variadas razões, notadamente por razões político-ideológicas, por conta de eleições, enfim. Em momentos como esse, importante sempre termos a serenidade e a racionalidade para sermos o “algodão entre os cristais”.

O fato é que nós, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil estamos também em pleno processo eleitoral, festejando a democracia em nossa própria casa, e podemos também identificar, em determinados momentos, ânimos arrefecidos, o que, ao meu ver não contribui em nada para o necessário debate de ideias que se impõe no momento. Os desafios são gigantes.

É normal no processo eleitoral, seja ele onde ocorrer, que os postulantes apresentem suas ideias, e ainda, que as defendam com bastante destemor, com a “paixão” de quem realmente acredita naquilo que propõe. Óbvio que isso jamais pode descambar para a negação ou diminuição do discurso alheio, nem tratar os interlocutores da ideia “adversária” sem o devido respeito e nobreza que todos merecem. Somos Advogados.

O fato é que, em tempos de campanha, às vezes nos esquecemos de enaltecer, exaltar, reconhecer, aquele que está deixando o cargo em disputa, que está passando o bastão para o próximo escolhido, democraticamente.

Digo isso para, neste momento, publicamente, render minhas mais sinceras homenagens e reconhecer o brilhante trabalho realizado pelo amigo Andrey Cavalcante, como nosso timoneiro nesses últimos dois mandatos frente a OAB-RO.

Há um acontecimento importante que marca o início da convivência institucional (que depois tornou-se fraternal) com nosso presidente.

Quando de sua primeira eleição, ocupávamos polos opostos na campanha eleitoral de então. Eu defendia e apoiava seu adversário naquelas eleições. Na época era eu presidente da subseção da Ordem em Rolim de Moura.

Enfim, ao final do pleito, eleito o presidente Andrey, ainda não dia das eleições, fiz uma ligação ao amigo, me colocando ao seu dispor como soldado da ordem, para que pudéssemos, juntos entregar o máximo à causa da advocacia. Jamais houve qualquer ranço, pelo fato de integrarmos polos opostos politicamente no momento, pelo contrário, podemos “brigar” juntos, de mãos dadas, em três incríveis anos, em prol dos interesses da classe.

A atitude democrata, livre de ressentimentos tão comuns nos dias atuais, selou uma parceria institucional de sucesso, e trilhou o caminho para o nascimento de uma amizade que será para a vida toda.

Sei da dedicação necessária, sei de tudo que deixamos de tratar pessoalmente para entregar nosso labor à causa da coletividade, à causa da Advocacia. Conheço, guardadas as devidas proporções, o quão necessário é, e o quão desafiador é, o pensar institucional. Requer dedicação, desapego, força, e isso nunca vi faltar em nosso presidente Andrey, muito pelo contrário, me ensinou a cada dia ser mais dedicado, mais desapegado de interesses pessoais, mais forte com a causa da Advocacia. O senhor é um exemplo presidente.

É preciso reconhecer os mandatos históricos capitaneados nos últimos 6 anos. Há muito a ser feito, claro, é assim que funciona, cada um entrega um pouco de sua vida pessoal, e caminhamos adiante, sempre. Erros foram cometidos? Claro, é da natureza humana, somos falíveis, ainda bem, mas jamais os vi sendo cometidos de forma ardilosa, torpe, mas sim na vontade de acertar sempre.

Não quero elencar nem enumerar os avanços promovidos pelas gestões do amigo Andrey frente a OAB-RO, eles saltam aos olhos, basta querer ver, enxergar, identificar, reconhecer.

Tive vontade de escrever essas poucas palavras como forma de registrar historicamente minha mais profunda gratidão à Ordem dos Advogados do Brasil, por ter me possibilitado conhecer e conviver nesses anos com um ser humano fantástico, que se tornou um amigo, nosso presidente Andrey Cavalcante.

Reconhecer publicamente o trabalho realizado frente a Ordem dos Advogados do Brasil, é o mínimo que se pode fazer, mas necessário. É preciso que isso seja dito. Gratidão. Parabéns Presidente.

Ronny Ton Zanotelli

Advogado OAB-RO 1393


Fale conosco