• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Encontro reúne trade turístico para fortalecimento do setor


Assessoria

Publicada em: 13/03/2019 15:59:35 - Atualizado

Foi dada a largada para novos rumos do turismo em Rondônia no 1º Encontro de Prefeitos, Secretários e Empresas do Trade Turístico do Estado, que durante esta quarta e quinta-feira (13 e 14) acontece na cidade de Ouro Preto D’Oeste, a 334 quilômetros da capital rondoniense. O evento está sendo promovido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), no Graúna Resort Hotel.

Na abertura do Encontro, o governador coronel Marcos Rocha falou sobre o valor do setor para gerar economia e desenvolvimento para o estado. “O turismo é tão importante e por tantos anos foi desvalorizado. Eu sou professor universitário e também analista de sistemas, e quando lecionei no curso de Turismo, percebi a carência de investimentos na área em Rondônia. Para se ter uma ideia, Bonito (MS), que é um lugar tão pequeno, consegue arrecadar anualmente R$ 200 milhões só com o turismo, com o mergulho, com as cachoeiras. E por que não podemos fazer isso em Rondônia também”, indagou o governador aos participantes.

O governador orientou também sobre a qualidade do atendimento, que deve ser referência na rede hoteleira e empresas envolvidas no trade turístico, atraindo assim mais turistas ao estado, e ainda sobre descontos que podem ser atrativos para rondonienses visitarem os pontos turísticos em Rondônia. “Eu sou do Rio de Janeiro e, apesar de estar há 30 anos em Rondônia, se chego no Aquário Marinho lá, tenho desconto por ser natural do estado. E é isso que a gente tem que fazer aqui. Vamos incluir Rondônia na rota de turismo do Brasil. O mais importante é valorizar o nosso estado, e com união podemos tornar isso uma realidade”.

“Esse estado vai crescer assustadoramente, mas com planejamento, com o trabalho que deve ser um legado para o setor turístico”, disse o superintendente da Setur, Gilvan Pereira.

Marcos Rocha falou sobre o valor do setor para gerar economia e desenvolvimento de Rondônia

Marcos Rocha considerou a parceria do vice-governador, José Jodan, que tem acompanhado o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), avaliando as condições das estradas e observando a necessidade de reparos. “Temos que ter boas estradas para dar acesso aos locais de belezas naturais e pontos turísticos. O presidente Bolsonaro já está fazendo a concessão da BR-364 para ampliação, e já está planejado o asfaltamento da BR-319 para o ano que vem, isso não é só promessa, é planejamento e vai acontecer”, afirmou.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, reforçou que o Governo do Estado tem dado prioridade ao setor e a parceria dos municípios e empresas é fundamental para o crescimento do turismo estadual. “Esse estado vai crescer assustadoramente, mas com planejamento, com o trabalho que deve ser um legado para o setor turístico”.

Dos 52 municípios, apenas 22 cidades estão cadastradas e são reconhecidas pelo governo federal para receber recursos a serem investidos no setor. No evento, turismólogos e técnicos da Setur orientaram aos representantes das cidades sobre como apresentar projetos e captar a verba para trabalhar desde a revitalização de praças até a construção de portais na entrada dos municípios.

Além disso, a formação de conselhos municipais, plano municipal de turismo, infraestrutura, a produção de produtos regionais, a comercialização, a oferta e tudo que envolve o mercado turístico foram temas das palestras do primeiro dia, enfatizando o prazo para inserção de informações dos municípios no Mapa turístico do Ministério do Turismo, que vai até 30 de junho deste ano, observando todos os critérios.

Graúna Resort Hotel um dos pontos visitados por turistas em Ouro Preto

Um palestrante convidado, Daniel Martins da Cruz, é secretário de Turismo de Nobres (MT) e participou do primeiro dia de evento explanando sobre o caso de sucesso da cidade, com características semelhantes a Porto Velho, e como foi possível fazer o turismo acontecer na região. Durante a tarde, secretarias parceiras, como a Sepog, a Sedi, e a Seagri, também tiveram espaço para falar sobre as demandas que cabem a cada uma para colaborar com o crescimento do turismo no estado. No final da tarde, uma visita técnica ao Parque Municipal Chico Mendes e um City Tour pela cidade de Ouro Preto fecharam a programação desta quarta-feira.


Fale conosco