• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

UNIR formará o primeiro doutor em Geografia da Região Norte


Unir

Publicada em: 21/03/2019 11:01:28 - Atualizado

RONDÔNIA -     No dia 22 de março de 2019 (sexta-feira) às 8h, no Auditório Milton Santos/CEGEA/UNIR, Bloco 1T, do Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR) dará início ao cerimonial de defesa da primeira tese de Doutorado em Geografia da região Norte, quando na ocasião o discente Luciano Laurindo dos Santos apresentará a tese intitulada “Territorialidades Transfronteiriças de Poder no Bico do Papagaio: Pará, Tocantins e Maranhão, na temporalidade de 1970 a 2016”.

    A tese, orientada pelo professor doutor Mauro José Ferreira Cury, versa sobre o estudo das territorialidades na mesorregião do Bico do Papagaio, área transfronteiriça entre Maranhão, Tocantins e Pará, composta por 66 municípios, sendo 25 no norte de Tocantins, 25 no sul e sudeste do Pará e 16 no sudoeste do Maranhão. O objetivo geral é identificar as territorialidades de poder; e os específicos são: Analisar as abordagens da ciência geográfica pertinentes a território e territorialidade; Historicizar as relações de poder nas esferas socioambiental, política e econômica; Inter-relacionar os conflitos na temporalidade de 1970 a 2016 e as possíveis territorialidades de domínio, as estratégias de poder coletivas dos quilombolas e sem-terras.


    A tese propõe comprovar as territorialidades transfronteiriças de poder, em vista que as redes dos movimentos sociais estabelecem uma mesorregião e extrapolam seu lugar. Os movimentos sociais pelas redes perpassam o domínio territorial regional e instituições a percebem como um todo geográfico distinto, com uma identidade caracterizada pelas lutas sociais, principalmente após a Guerrilha do Araguaia nos fins de 1974, afirma o doutorando Luciano Laurindo dos Santos.

    A banca examinadora será presidida pelo professor doutor Mauro José Ferreira Cury (PPGG-UNIR/UNIOESTE) e composta pelos professores doutores Marcos Aurélio Saquet (UNIOESTE - PR), Milton Augusto Pasquotto Mariani (UFMS), Adnilson de Almeida Silva (PPGG/UNIR), Ricardo Gilson da Costa Silva (PPGG/UNIR) e Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (PPGG/UNIR/Suplente).

    Para os Coordenadores do PPGG/UNIR, professores doutores Michel Watanabe e Adnilson de Almeida Silva “a defesa do doutorando Luciano Laurindo é um marco importante para o Programa de Pós-Graduação, visto que trata do primeiro discente a defender um Doutorado em Geografia na região Norte. O PPGG iniciou em 2006 com o Mestrado e formou aproximadamente duas centenas de profissionais, a partir de 2016 passamos a contar com o nível de Doutorado em toda a Amazônia brasileira, sendo o primeiro Programa a conquistar autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese do doutorando reflete o resultado de um intenso trabalho que é muito significativo, pois será defendido com um período inferior a quatro anos, o qual é a recomendação da CAPES para o tempo máximo de defesa”.

    O PPGG/UNIR possui nota 4 junto à CAPES, é um curso regular, acadêmico, público, integral e em atividade no Campus José Ribeiro Filho da UNIR, Porto Velho-RO. Possui como Área de Concentração “Ambiente e Território na Pan-Amazônia” e duas Linhas de Pesquisas: Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental – PMG e Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP.

    Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.posgeografia.unir.br.


Fale conosco