• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Candeias adere ao Movimento Rondônia pela Educação


Assessoria

Publicada em: 25/03/2019 14:43:49 - Atualizado

CANDEIAS DO JAMARI RO - O secretário municipal de Educação de Candeias do Jamari, professor José Ramos de Melo, participou na tarde da última sexta-feira (22), da reunião do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação, realizada na Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO). 

Na oportunidade, o professor Ramos assinou o Termo de Adesão ao Movimento Rondônia pela Educação. Após ouvir a apresentação atentamente sobre os objetivos do Movimento, o professor Ramos acredita ter encontrado a saída para tantos problemas na educação de Candeias. 

“Deus me mandou no lugar certo. Assumimos a educação há poucos dias e nos deparamos com um verdadeiro caos, entre eles o bloqueio de R$ 208.273,20 do PNAE, recurso destinado para a merenda escolar, em que o município perdeu seis parcelas e o bloqueio de R$ 46.325,13 do PNATE, que seria para manutenção do transporte escolar, que foram perdidos em 2018, sem chance de recuperar, além de Candeias ser apontada como a cidade que tem o pior IDEB no Estado de Rondônia em 2017”, lamenta o secretário, pedindo socorro para o município, frisando que todo o desleixo administrativo atinge diretamente no aprendizado dos alunos.

O encontro reuniu diversas entidades e instituições que debateram sobre metas e ações prioritárias sobre a implantação do planejamento estratégico do MRPE, que objetiva zerar o analfabetismo em Rondônia. Solidários com a situação crítica de Candeias do Jamari, as instituições responsáveis se comprometeram em apoiar o município, que deve receber a visita, ainda esta semana, do superintendente do SEBRAE, Daniel Pereira e o diretor técnico do SEBRAE, Samuel Almeida e o coordenador técnico do Movimento, professor Edgar Teixeira. O procurador do Ministério Público, Rodney Pereira de Paula garantiu apoio ao município, ressaltando que educação se faz com trabalho.

A reunião foi conduzida pelo presidente da FIERO, Marcelo Thomé da Silva, que fez uma explanação sobre as ações que estão sendo realizadas e que irão contribuir para a redução gradativa do analfabetismo, enquanto equipe do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia falou sobre o projeto de eliminação da malária em Rondônia, além de ser apresentado as ações da FIOCRUZ no Estado de Rondônia e o estágio da implantação do planejamento estratégico do MRPE em Cujubim, que vem dando certo, de acordo com a secretária municipal de educação, professora Débora Raposo.

O evento contou ainda com a participação da vereadora Zilmar Domingos, responsável pelo pedido de inclusão do Município no Movimento por uma educação melhor para Candeias.


Fale conosco