RONDONOTICIAS terça-feira, 20 de agosto de 2019 - Criado em 11/10/2001

Aplicativo viabiliza participação popular em Rondônia


Secom

27/03/2019 15:40:53 - Atualizado

RONDÔNIA - Está disponível para download o aplicativo “Sepog Participativa”, desenvolvido com objetivo de incentivar maior participação da sociedade na construção do Plano Plurianual do Estado (PPA), plano que determina as diretrizes, objetivos e metas do Governo para os próximos quatro anos (2020-2023). A solução inovadora, criada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), é uma alternativa para viabilizar a participação do cidadão que não puder comparecer a uma das audiências públicas programadas pelo Governo do Estado em dez municípios polos de Rondônia. O cronograma das audiências inicia na próxima segunda- feira (1º), em Vilhena.

O aplicativo, disponível para o sistema Android, facilita a participação do cidadão que pretende sugerir projetos, apresentar ideias, expressar demandas ao governo, além de aproximar a sociedade do poder público.

“A ferramenta representa uma oportunidade da população se fazer ouvir e mudar a cultura de baixa participação popular nas elaborações de planos de governo. A ideia com o aplicativo é oferecer mais uma opção para quem não pode ou não quer comparecer à audiência da sua região. O processo de participação no aplicativo é rápido e fácil. É de suma importância a colaboração da sociedade na construção deste documento que direciona os próximos quatro anos de governo”, explicou o coordenador das Secretarias Executivas Regionais (SERs), Natan Oliveira, também responsável pela realização das audiências públicas.

Ao entrar no aplicativo, o cidadão poderá apresentar propostas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência social, Segurança Pública, Agronegócio, Desenvolvimento Ambiental, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Logística, e Ciência, tecnologia e inovação. A ferramenta também pode ser acessada direto pelo Portal da Sepog.

O Governo do Estado também disponibilizou o endereço de e-mail: sugestõespparo@sepog.ro.gov.br, para quem achar esta alternativa mais viável.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.