• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

DEMANDA: Senai e Energisa formam profissionais

A assinatura de convênio promove a parceria com Sistema Indústria, contribui para o desenvolvimento de Rondônia


Ascom

Publicada em: 03/04/2019 11:58:49 - Atualizado

RONDÔNIA - Mais de 300 profissionais serão formados pelo Senai nesta parceria com a Energisa que vai gerar novas e fundamentais oportunidades, dentre elas a modernização de três centros de treinamento, em Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná, através de investimento, somente em 2019, no programa denominado Escola de Energia, de aproximadamente R$ 1,3 milhão.  O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO) e a Ceron-Energisa celebraram, nesta terça-feira, o convênio para qualificação profissional. A assinatura aconteceu no salão de convenções da Fiero, pelo presidente Marcelo Thomé e pelo diretor-presidente da Energisa Rondônia, André Theobald. O programa nasceu da parceria da Energisa com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e atende outros cinco estados onde a Energisa atua.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, a parceria constitui uma excelente oportunidade, pois este é o primeiro contrato da base nacional assinado pela instituição, que a coloca em outro patamar na indústria nacional, aumentando a responsabilidade em Rondônia com a parcela que cabe à Federação para o desenvolvimento econômico e formação profissional de mão de obra a nível nacional. “Este é o trabalho do Senai e das 27 federações: apoiar o desenvolvimento do Brasil, contribuir com formação profissional. O Senai é um dos principais mecanismos de mobilidade social do país. O empresário enxerga a qualidade da formação do Senai, cujos 70 por cento de egressos são empregados na indústria”, disse.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta ainda que “a ideia é aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional em Rondônia através do Senai, principalmente visando a formação de 300 novos eletricistas e 60 técnicos para atender a demanda crescente do setor elétrico”, argumenta. O líder empresarial afirma que os investimentos também irão garantir a modernização dos laboratórios utilizados por professores e alunos, a atualização dos educadores do Senai e transferências do conhecimento técnico da Energisa. “Estes novos profissionais formados pelo Senai, sempre que houver vagas, poderão ser contratados pela própria Energisa”, reitera.

O diretor-presidente da Energisa Rondônia, André Theobald acentua que através do diálogo nascem as melhores parcerias e desta forma encontra-se solução para tudo. A Energisa está juntando forças com a Fiero e o Senai para um relacionamento duradouro alicerçado na confiança mútua. Ressalta a importância da valorização e do desenvolvimento da qualificação profissional da região para apoiar os desafios da Energisa e do potencial de crescimento do estado.

“Este diálogo com a Energisa iniciou em 2015 e hoje aqui estamos trazendo à realidade esse convênio que é uma oportunidade de contribuir, não apenas para o desenvolvimento econômico, mas confirmando o compromisso com o desenvolvimento de pessoas através de investimentos voltados à qualificação profissional”, disse o gerente executivo da Unidade de Relações com o Mercado da CNI, Paulo Freitas. Para a CNI, parcerias com empresas com credibilidade e o porte da Energisa, são fundamentais. “Parabéns ao presidente da Fiero, Marcelo Thomé, líder à frente de uma federação ativa e que trabalha e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia, fortalecendo a indústria e o setor produtivo e, também, aos perceiros da Energisa”, realçou Paulo Freitas. 

O superintendente regional do Sesi-IEL e diretor do Senai Rondônia, Alex Santiago, enfatiza que a expectativa é contribuir para a formação de mão de obra para atender as demandas da Energisa, que chega como parceira do Sistema Fiero e principalmente do estado e da população de Rondônia. O objetivo é melhorar a entrega de energia de mais qualidade à população. Isso vai permitir o avanço e o crescimento da indústria e o Senai é peça fundamental neste processo formando mão de obra para que este investimento seja possível. É o compromisso do Sistema Indústria nacional com o desenvolvimento de Rondônia a partir da Fiero e do Senai.

Representando do governador Marcos Rocha, o secretário de Finanças do Estado, Luiz Fernando; e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Thiago Tezzari  - no evento, representando o prefeito Hildon Chaves -, fizeram breves considerações sobre a iniciativa e reafirmaram o apoio do governo estadual e da Prefeitura de Porto Velho, respectivamente.

A diretora Corporativa de Gestão de Pessoas e Comunicação da Energisa, Daniele Salomão comentou sobre os desafios e oportunidades da Energisa em Rondônia. Já o gerente executivo da Unidade de Relações com o Mercado da CNI, Paulo Freitas também destacou a parceria para a valorização e o Desenvolvimento da qualificação profissional da Região.

O presidente do Sindipan-RO e vice-presidente de Assuntos Sociais do Sistema Fiero, José Balbino Nascimento destacou a importância de parcerias que contribuam para o fortalecimento dos setores produtivos e o desenvolvimento de Rondônia. O líder sindical elogia a iniciativa e parabeniza a Fiero e o Senai por mais uma parceria que vai render frutos positivos, principalmente à formação de mão de obra qualificada para atender as demandas do mercado.

O evento contou ainda com a participação de conselheiros e diretores do Sistema, gestores e gerentes das escolas Senai-RO, secretários municipais e estaduais, dentre outros convidados.


Fale conosco