RONDONOTICIAS quinta-feira, 25 de abril de 2019 - Criado em 11/10/2001

Business Day fortalece a economia de Rondônia, diz Fiero

Evento constitui um encontro empresarial focado em importação e exportação


Ascom

11/04/2019 11:09:17 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Empresários dos mais variados segmentos produtivos de Rondônia e interessados em conhecer mais sobre comércio exterior, importação, exportação, networking e negócios, lotaram o salão de convenções do Sistema Fiero durante a solenidade de abertura do 1º. Business Day Rondônia, realizado pela Fiero em parceria com a Interfrazão e a Faculdade Sapiens, constitui um encontro empresarial focado em importação e exportação, temas que serão abordados por especialistas das áreas afins com o objetivo de orientar empresários sobre como importar e exportar aos Estados Unidos, Bolívia, Canadá, Peru, Japão, Itália, Rússia, China, África, Espanha e Países Árabes, cujos representantes participam do evento realizado na Faculdade Sapiens, em Porto Velho.

Em breve pronunciamento, o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé pontuou que o evento marca o fortalecimento do potencial exportador de Rondônia, 23º estado em tamanho de população e o 15º em volume financeiro de exportação. “Isso demonstra a capacidade produtiva do estado, assim como a vocação exportadora de Rondônia. É um estado pequeno em população, mas grande em produção, em especial em algumas áreas consolidadas, como carne, soja, que expande essa fronteira, a partir da recuperação de áreas degradadas. Isso é importante ser registrado, principalmente às comitivas internacionais presentes”, comenta.

Marcelo Thomé destaca que os países que aceitaram o convite para participar do Business Day terão a oportunidade de conhecer o perfil produtor rondoniense e o potencial exportador das empresas locais. “Não é por menos, que Rondônia é o segundo estado da região Norte em exportação e tem um relacionamento internacional com mais de 120 países. Apesar da crise, tivemos crescimento. Nosso estado demonstra vigor para continuar avançando. Este encontro fortalece a nossa economia, aproveitando o grau de maturidade das nossas empresas e negócios, estreitando o relacionamento com os países, que têm interesse, não apenas em comprar, mas vender, pois é assim que se estabelece um relacionamento internacional”, afirma.

Thomé finaliza agradecendo a confiança da classe empresarial e a parceria do Grupo Sapiens e Interfrazão, que ajudaram a construir, modelar e executar esta iniciativa.

A palestra inaugural do Business Day, com o tema “Internacionalizando sua empresa como foco nos Estados Unidos”, teve como ministrante o especialista comercial do Consulado Americano e do Serviço Comercial Estados Unidos, Renato Sabaíne.

A partir de uma abordagem focada em importação e exportação, Sabaine falou que aquele empresário atuante no mercado, tem maneira um pouco diferente de enxergar estas ações. Para aquele que ainda não está no mercado exportador, ele apresentou a forma correta de fazer para não errar nos passos que precisar dar e quais resultados poderá atingir. “Desde o primeiro governo do Fernando Henrique Cardoso, não vemos uma mudança, pois desde àquela época o Brasil representa menos de um por cento do negócio internacional e acredito que atividades como o Business Day em Rondônia, vai fazer com que esta barreira seja ultrapassada”.

O secretário adjunto da Superintendência de Desenvolvimento, Aníbal de Jesus Rodrigues, representante do governador Marcos Rocha, disse que o governo estadual está à disposição das comitivas internacionais. “As portas estão abertas aos empreendedores, porque sabemos o quanto isso contribui para o desenvolvimento de Rondônia, um estado que está no caminho certo”, disse.

O deputado estadual Cirone Deiró, representando o Poder Legislativo, falou que assim como a Fiero, ele também é um defensor do desenvolvimento do estado de Rondônia, com foco na geração de emprego e renda. É fundamental avançar nos caminhos do desenvolvimento e da integração do estado.

“Como vamos fazer isso se um empresário que reside em Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, para vir à capital, precisa ir para outro estado. Entendemos a necessidade de dar oportunidades aos empresários, pois quando os entes públicos não atrapalham, a classe empresarial sabe como fazer a diferença. Queremos facilitar a vida do empresário, diminuindo a burocracia, facilitar a vinda do industrial para Rondônia. Nossa matéria prima é vendida in natura para vários países e precisamos verticalizar esta produção, precisamos que Rondônia agregue valor aos seus produtos. Apenas assim teremos um estado realmente desenvolvido”, falou.

Ivanilda Frazão, da Interfrazão, agradeceu aos parceiros internos e externos e à equipe da Fiero. Ela lembra que o evento foi criado para o empresário rondoniense. “Este é o momento para sanar dúvidas, buscar informações perante os profissionais que participarão do Business Day. Participem. Perguntem”.  Vejam as oportunidades de mercado, pois não tem como continuar trabalhando apenas com o mercado nacional.

O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Paulo Jair Kreuz, diretores e conselheiros da Fiero também marcaram presença no evento.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.