• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Juizado da Violência Doméstica capacita sargentos em formação


Publicada em: 17/04/2019 15:58:29 - Atualizado

RONDÔNIA - As peculiaridades de um atendimento em situações de violência doméstica exigem profissionais preparados e bem informados sobre a legislação, por isso o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher faz uma capacitação à turma de novos sargentos da Polícia Militar de Rondônia.

A equipe do Juizado, liderada pelo juiz titular Álvaro Kalix, que é também coordenador de mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia, leva aos novos oficiais, que cotidianamente lidam com esse tipo de problema social, temas como aspectos comportamentais, cultura sexista, assédio, abuso psicológico, entre outros, que ajudam a explicar o ciclo da violência. A ação tem também a participação do Ministério Público, por meio da promotora Tânia Garcia e do CREAS, representado pela da coordenadora, Silvana Tomas.

“O policial é, muitas vezes, quem primeiro recebe uma ocorrência de violência doméstica e pode fazer diferença no atendimento, pois, geralmente, as vítimas estão vulneráveis, precisando de apoio e orientação e não de prejulgamentos”, explicou o magistrado.

Ao todo, 200 novos sargentos da Polícia Militar participam da capacitação, ocorrida no auditório da Ulbra, nesta quarta-feira, 17 de abril. O conteúdo ministrado fornece informações sobre Direitos Humanos das Mulheres e aspectos gerais da Lei Maria da Penha, além das formas de acolhimento da vítima. A ideia é tornar esse atendimento mais humanizado e mais efetivo, diante de índices tão alarmantes desse tipo de violência.


Fale conosco