• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Professores do IFRO participam de evento em Portugal

O evento intitulado “Empreendedorismo no Ensino Superior” fez parte de um programa mais amplo, o Empreender+TEC: a formação do espírito empreendedor de índole tecnológica


IFRO

Publicada em: 22/04/2019 08:12:32 - Atualizado

RONDÔNIA - Dois docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram nessa última semana de um evento no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os professores estão em mobilidade internacional através do Programa de Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão (Pipeex). 

O evento intitulado “Empreendedorismo no Ensino Superior” fez parte de um programa mais amplo, o Empreender+TEC: a formação do espírito empreendedor de índole tecnológica. O objetivo da atividade foi despertar o espírito empreendedor nos alunos do IPB e integrar as instituições parceiras e os estudantes de diferentes nacionalidades que compõem a comunidade acadêmica do IPB. O evento foi realizado no Auditório da Escola Superior Agrária do IPB.

A Professora Quezia Rosa, do Campus Ariquemes, auxiliou na organização do evento e palestrou sobre as potencialidades do estado de Rondônia, apresentando também o Instituto Federal de Rondônia. Já o Professor Juliano Cristhian da Silva, do Campus Cacoal, atuou como palestrante, compartilhando com os participantes o tema “Experiência da Formação Empreendedora: o aluno como protagonista na solução de problemas da sociedade”.

Proposição do evento

Após chegar ao IPB, estabeleceu-se uma relação unilateral de aprendizagem, com a equipe de Rondônia participando das aulas e de visitas técnicas. “Mas, em um dado momento, após o constante contato entre a mim e a Professora Doutora Paula Cabo [orientadora], houve o convite para que fosse organizado um evento sobre empreendedorismo, que era o foco de nossa visita ao Instituto Politécnico de Bragança. 

A Professora Paula deixou o tipo de evento e a programação à livre escolha, apenas solicitou que houvesse a participação de profissionais externos ao IPB e que apresentássemos o Estado e a instituição de onde viemos. Ao considerar que havia dois professores em mobilidade na cidade do Porto, os convidei para participarem do evento. Professor Juliano aceitou e começamos as tratativas para planejar a programação e que tipo de evento fosse mais interessante, além da logística de deslocamento e alojamento”, explica a professora Quezia.

O Professor Juliano Cristhian da Silva, que realiza intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP), comentou sobre a participação no evento. “Poder compartilhar um pouco de nossa experiência é sempre bom, mas quando recebi o convite para estar em Bragança para contar um pouco do que fazemos no IFRO para estimular nossos acadêmicos a desenvolver novas ideias, novos negócios e principalmente, empreender com foco em melhorar o ambiente em que vivem, foi espetacular. Estar em Bragança e ver o auditório lotado de acadêmicos de vários cursos mostra que o empreendedorismo realmente está infiltrado em todas as áreas do conhecimento e que ele é peça fundamental para o desenvolvimento de um país”, disse o docente, agradecendo às professoras que organizaram o evento.

O evento contou com a parceria na organização das Professoras Paula Cabo e Elsa Ramalhosa, ambas do IPB. “O evento proporciona uma integração que é interessante para todos os envolvidos. É possível engajar estudantes e profissionais em mobilidade às atividades realizadas pela instituição de acolhimento. A relação deixa de ser passiva e passa a ser de troca. Os alunos e servidores podem tanto receber, quanto dar, tanto aprender, quanto ensinar, e isso só fortalece as relações e os objetivos institucionais”, ressalta a docente Paula.

A Professora Quezia destaca que “[…] quando percebemos que estamos aptos a contribuir com a instituição de acolhimento, sentimo-nos extremamente recompensados. Esse convite foi aceito com muita alegria, por perceber nele a chance de mostrar que com trabalho sério, nós estamos prontos a apresentar os resultados obtidos em nossa instituição, para além de nossas fronteiras. Sinto-me lisonjeada por poder participar desta ação”.  

Participação de estudantes

Os alunos do IFRO que também estão em mobilidade internacional participaram na execução do evento. Os estudantes Enzo Matos e Brenda Carrocia, que compõem a equipe do Professor Juliano, vieram da cidade do Porto e auxiliaram na aplicação da metodologia trabalhada na palestra do docente. Já a aluna Samara Minusculi, que está na equipe da professora Quezia, apoiou na filmagem e fotografia do evento. 

“Tendo a oportunidade de estar em mobilidade durante dois meses, me dou conta do potencial investimento econômico e moral creditado através do PIPEEX e participar de uma palestra em Portugal que demonstrou de forma clara toda realidade que envolve o IFRO foi muito gratificante. Assim como nós adquirimos experiência e conhecimento sobre a realidade portuguesa, foi muito interessante trazer aos estudantes do IPB de forma descontraída e cativante, um pouco do nosso Instituto, projetos e conquistas. Foi de grande valia a apresentação do estado de Rondônia feita pela professora Quezia Rosa, que de forma graciosa realizou a apresentação do Instituto Federal de Rondônia. A fala do Professor Juliano, do Campus Cacoal, sobre a forma como somos incentivados a desenvolver projetos também foi bastante interessante e creio que esse evento repercutiu como esperado e idealizado”, avalia a discente do Campus Ariquemes e que está em mobilidade, Samara Fonseca Minusculi.

O evento contou com a participação de alunos de outros países e que estudam no IPB, como é o caso de Maiyara Bragança, natural de São Tomé e Príncipe e que cursa Biologia e Biotecnologia no IPB. “Achei superinteressante. Fiquei sabendo coisas que nem imaginava que aconteciam e existiam em Rondônia. Fiquei pensando que se no meu país tivesse um pouco de cada coisa que tem lá, não é que não temos nada disso, mas precisamos investir mais, iríamos ter um grande avanço. A apresentação foi muito boa e abriu minha mente quanto a coisas inovadoras, explicações claras e objetivas. É de louvar a iniciativa do vosso trabalho”, comenta a acadêmica.



Fale conosco